Covid-19: estudo classifica eficácia de máscaras

Segundo a pesquisa, a N95 foi a que teve melhor desempenho; máscaras de algodão e máscaras cirúrgicas de três camadas também tiveram uma boa eficácia

Uma pesquisa publicada na revista científica Science Advances analisou e classificou a proteção de 14 tipos diferentes de máscaras contra a Covid-19. A melhor máscara foi a N95, utilizada por profissionais de saúde. Outras máscaras com bom desempenho foram as cirúrgicas de três camadas e as de algodão.
O método utilizado por pesquisadores da Universidade de Duke, nos Estados Unidos foi o seguinte: “medição óptica simples para avaliar a eficácia das máscaras para reduzir a transmissão de gotículas respiratórias durante a fala regular.” Para realizar este experimento, foi utilizada uma caixa preta com um laser e uma câmera de celular. Uma pessoa teve de falar a frase “mantenham-se saudáveis, pessoal”, cinco vezes na frente do laser, utilizando cada uma das máscaras diferentes.
O celular foi utilizado para gravar um vídeo de aproximadamente 40 segundos. Os primeiros 10 segundos são utilizados como linha de base. Durante 10 segundos o usuário fala a frase e a câmera continua gravando por mais 20 segundos para a observação das gotículas. Para cada máscara, o experimento foi repetido 10 vezes.
O artigo enfatiza que esse método de medição é barato e pode ser construído e operado por não especialistas, o que permite uma avaliação rápida do desempenho da máscara durante a fala, espirro ou tosse.
Os pesquisadores fizeram o teste com 14 tipos diferentes de máscara. A N95 reduziu a transmissão de partículas para menos de 0,01%. As cirúrgicas de três camadas ou de polipropileno reduziram a quantidade de gotículas em 90% ou mais, se comparado com a ausência de cobertura facial.

Confira o ranking
de eficácia das máscaras, de acordo com o estudo:
1- N95
2- Máscara cirúrgica descartável
3- Máscara de polipropileno e algodão (o material sintético polipropileno é colocado entre duas camadas de algodão)
4- Máscara de polipropileno de amarrar (duas camadas de material sintético)
5- Máscara de algodão de amarrar
6- Máscara de amarrar feita com duas camadas de algodão
7- N95 com válvula
8- Máscara de algodão costurada a mão
9- Máscara de algodão plissado da empresa americana Hudson’s Hill, de camada única
10- Máscara de algodão plissado de camada única
11- Máscara de algodão plissado de camada dupla
12- Máscara feita com tecido de camiseta
13- Bandana dobrada usada como máscara
14 – Gola de pescoço usada como máscara (aumenta a quantidade de partículas)
Outras informações no site: https://advances.sciencemag.org/.

  • Créditos da imagem: Reprodução/Internet