Cpic promove diversas práticas para melhorar a qualidade de vida da população

colaborou com o texto:
Jennifer Gonçalves
***

Desde 2006, Pindamonhangaba vem reunindo práticas complementares em um só lugar: o Cpic – Centro de Práticas Integrativas e Complementares. Integrante da Secretaria de Saúde da Prefeitura, o Cpic possui diversos projetos: “Cozinha Saudável”, “Rosa”, REP (Roda de Estudo de Plantas), Tai Chi Pai Lin, Reiki, Arteterapia, Lian Gong, Homeopatia e, em breve, Acupuntura. As práticas são reconhecidas pelo Ministério da Saúde.
O Cpic conta hoje com prédio próprio, construído especialmente para abrigar suas atividades, na rua Dr. José Luís Cembranelli (Parque das Nações), com auditório, cozinha e horta. “Contamos com um amplo espaço, inclusive o projeto ‘Farmácia Viva’ está em fase de aprovação, e será produzido em parceria com a Fapi. O Cpic irá plantar e colher e os alunos do curso de farmácia irão produzir os medicamentos fitoterápicos que serão distribuídos na rede. Estamos ampliando cada vez mais nosso trabalho em busca de contribuir para a saúde do município”, explica a coordenadora Dra. Ticianna de Oliveira Dantas da Gama.
Mais uma prova de reconhecimento do trabalho desenvolvido foi obtida na última semana. O trabalho “Introdução do Fitoterápico Tintura de Tansagem na rede municipal de saúde de Pindamonhangaba”, de autoria de Ticianna de Oliveira Dantas da Gama, Aparecida Camargo Usier e Sandra Pereira Silva, da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Pindamonhangaba, recebeu menção honrosa do “8º Prêmio David Capistrano da 15ª Mostra de Experiências Exitosas dos Municípios”, no 32º Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo, em Rio Claro.

Vitória e gratidão

Quando se fala sobre medicina alternativa, muitas pessoas ainda reagem com estranhamento, mas Andrea Bittencout é um exemplo de que as práticas alternativas podem auxiliar no tratamento e promover qualidade de vida de forma natural.
Ela morava em São Paulo quando começou a sentir dores, e percebeu que partes do seu corpo estavam ficando enrijecidas. Decidiu largar tudo e vir para Pindamonhangaba, onde mora sua mãe, em busca de tratamento. Os exames mostraram uma doença mista crônica, de artrite reumatóide, lúpus, entre outras. “Deus nunca me desamparou, tive uma médica em Pinda que lutou por minha vida, Dra. Denise Imai, hematologista”, explicou.
Durante quase três anos, ela esteve em uma cama, dependendo de auxílio para tudo, mas se superou, reaprendeu a andar e começou a retomar sua vida. Os vários tratamentos injetáveis, quimioterápicos lhe faziam muito mal. Como é espiritualista, Andrea foi em busca da medicina alternativa, aprendendo técnicas como Reiki, cromoterapia e mudança de pensamento. “O querer, a fé, o amor é tudo! O apoio de muitos anjos na minha vida foi fundamental para a cura deste processo. No Cpic, sempre contei com a Dra. Maria Teresa, uma excelente homeopata. Tenho gratidão a muitas pessoas maravilhosas que estiveram comigo nesta caminhada”, completou. Durante sua busca, Andrea foi paciente no Cpic e, atualmente, ela retribui sendo voluntária e passando adiante todo o ensinamento que aprendeu. “Hoje sou gratidão”.

COZINHA SAUDÁVEL E ROSA

A “Cozinha Saudável” acontece desde 2006. Segundo a idealizadora Denize Napier, o trabalho une teoria e prática, trazendo reflexões sobre economia doméstica e consumo consciente para evitar o desperdício.
A Rosa (Roda de Saberes) teve início em 2017, para resgatar as Pancs (Plantas Alimentícias Não Convencionais). Denize também é responsável pelo projeto e possui o apoio da agrônoma Cristina Castro, na parte teórica. “O ‘Roda de Saberes’ é alimentação saudável, não só Pancs, mas também buscando aproveitar todas as partes dos alimentos”, explicou Denize. O “Rosa” acontece toda segunda 3ª feira do mês, às 14 horas.

REP

A REP- Roda de Estudos de Plantas – acontece desde 1992 e se tornou referência na região, em troca de saberes científicos e populares sobre as plantas medicinais. Diversos profissionais especializados na área da saúde ensinam para a população as propriedades, como a planta age no nosso organismo e como utilizá-la. Os encontros do REP acontecem toda última 2ª feira do mês, às 14 horas.

NOVA ESSÊNCIA

A Nova Essência é uma ONG sem fins lucrativos que tem como objetivo manter a cultura de uso de plantas medicinais, unindo conhecimento acadêmico e popular. “Trabalhamos em parceria com a Prefeitura ensinando a comunidade a fazer produtos como: shampoo para piolho, sal de ervas, tintura, entre outros”, explicou a responsável, Neide Duran. As reuniões acontecem na primeira 3ª feira do mês, às 14 horas.

TAI CHI PAI LIN

O Tai Chi Pai Lin busca o equilíbrio entre corpo e mente. Segundo Ana Paula Beraldo, responsável pela atividade no Cpic, a prática é simples e auxilia em problemas como ansiedade e depressão. “As pessoas estão deixando seu interior de lado, e isso gera ansiedade. Se cuidem, se amem e se respeitem, essa é a mensagem do Tai Chi”, ressalta. As aulas são toda 2ª, 3ª e 4ª segunda-feira do mês, às 14h30.

REIKI

Umas das novidades deste ano é o Reiki. Realizado a partir de encaminhamento, a técnica japonesa busca o relaxamento do corpo e da mente. “O Reiki trabalha com a energia vital canalizada através das mãos, em várias partes do corpo, para energizar e aliviar dores. Se houver algum problema de saúde, pode ajudar no tratamento, com acompanhamento médico”, explicou a responsável pela técnica, Keli Rodrigues, junto com a voluntária Alessandra dos Santos.

ACUPUNTURA

Terapia chinesa que consiste na aplicação de agulhas em pontos específicos do corpo para o tratamento de doenças, a Acupuntura é outra novidade deste ano. A prática também será a partir de encaminhamentos, de casos ortopédicos e neurológicos. “No município, é um projeto piloto. Além do uso das agulhas também serão utilizadas ventosas, auriculoterapia, entre outras técnicas da medicina tradicional chinesa”, explicou o responsável, dr. José Carlos Nogueira Jr., destacando que a prática auxilia no equilíbrio energético, emocional e na melhora de dores.

ARTETERAPIA E LIAN GONG

A Arteterapia é a prática artística que analisa de forma terapêutica o consciente e o subconsciente, auxiliando no desenvolvimento pessoal e emocional dos pacientes, e é realizada no Cpic através de encaminhamentos. Já o Lian Gong é uma técnica chinesa que busca a prevenção de dores no corpo. São 18 terapias divididas em três partes, promovidas pela dra. Maria de Fátima Barros. Lian Gong é aberto, todas as quartas-feiras, às 9 horas.

HOMEOPATIA

A homeopatia, comandada no Cpic pela Dra. Maria Teresa Rodriguez Suarez, também funciona a partir de encaminhamentos e busca tratar doenças com a filosofia “semelhante cura semelhante”. A prática utiliza um método parecido com o das vacinas, que visa a criação de anticorpos contra uma doença específica.

  • Parceria permite aprendizagem sobre a cultura do uso de plantas medicinais
  • Aulas de Tai Chi Pai Lin acontecem as 2a, 3a e 4a segundas-feiras do mês