Cepic realiza projeto de alimentação saudável com plantas não tradicionais

Uma dieta saudável traz diversos benefícios ao corpo humano, como manutenção da saúde, redução do risco de doenças, longevidade, entre outros. E nada melhor do que manter uma boa alimentação com produtos de fácil acesso, rápido preparo, saborosos e com alto teor vitamínico.
Por esse motivo a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio do Cepic (Centro de Práticas Integrativas e Complementares) criou o projeto Rosa (Roda de Saberes), que busca ensinar as pessoas a terem uma alimentação mais completa, natural e saudável aproveitando as Pancs, plantas alimentícias não convencionais.
A alimentação saudável tem sido um dos desafios da saúde pública, já que atualmente vivemos em uma era de praticidade, por isso, o projeto do Cepic busca resgatar as práticas tradicionais além de valorizar os produtos cultivados localmente.
O projeto possui uma planta símbolo a cada mês, e a escolhida para o mês de maio foi a Moringa, que possui diversos benefícios nutritivos e medicinais. Por exemplo, o consumo regular reduz o risco de doenças cardiovasculares, previne alguns tipos de câncer, catarata, degeneração vascular e o envelhecimento.
A próxima planta a ser explorada será a Vinagreira, no dia 13 de junho, às 14 horas. O evento é destinado aos profissionais da saúde e interessados em geral.
Para participar, é só comparecer na sede do Cepic, na rua Albuquerque Lins, 245, em frente ao prédio da Receita Federal.

Imagens: Divulgação
  • O projeto ROSA orienta a população sobre os benefícios das plantas e ensina como preparar receitas nutritivas