Cpic recebe prêmios por trabalhos desenvolvidos em Pindamonhangaba

Colaborou com o
texto: Bruna Silva

Neste mês, as facilitadoras de projetos do Cpic (Centro de Práticas Integrativas Complementares) receberam da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo diversos prêmios por trabalhos desenvolvidos em Pindamonhangaba. Os prêmios foram entregues durante o “Fórum de Promoção à Saúde e do Consea”.
As facilitadoras Cristina de Castro, Denize Napier e Léia Melo, desenvolvedoras do “Rosa – Roda de saberes: Saberes e Empoderamento Popular em Hábitos Saudáveis e Promoção de Saúde” apresentaram à Secretaria de Saúde do Estado o projeto. Segundo Denize, o “Roda de Saberes” promove encontros que visam aprofundar os conhecimentos e a troca de saberes no que tange às culturas alimentares regionais, e estimular o consumo, empoderamento e valorização de hábitos alimentares antigos e seus reflexos na prevenção de doenças e melhoria da saúde.
Houve também a premiação pelo Consea, no auditório da prefeitura, das oficinas de cozinha saudável, que acontece pelo Programa de Alimentação Saudável do Cpic, em que foi desenvolvido por: Denize Napier, Iracelis Fátima de Moraes, Jorge Salum, Léia Nunes e Cristina de Castro. De acordo com os organizadores, os objetivos do trabalho são conhecer, manipular, preparar e degustar pratos saudáveis, que incluem plantas não convencionais, medicinais, aromáticas, farelos e alimentos aproveitados integralmente.
“O trabalho com alimentação saudável no Cpic vem na importância da capacitação de unidades de saúde, escolas e outras instituições no que diz respeito a utilização de alimentos saudáveis, reaproveitamento de alimentos e principalmente a utilização das Pancs, plantas alimentícias não convencionais, em que resgatamos a cultura e a sabedoria popular de nossas avós e antepassados. Mostramos o valor nutricional e funcional dos alimentos, muitas vezes desconhecidos pela população”, comenta a coordenadora do Cpic, Ticianna Gama.