Vanguarda Literária : Crianças: Redenção do Mundo!

O dia 12 de outubro foi oficializado em 1924 como o Dia da Criança por meio de um Decreto do Presidente da República da época, Arthur Bernardes, mas, somente a partir de 1960 é que passou a ser comemorado. No nosso mundo atual, em profundas transformações, muito se fala e se escreve sobre o processo educativo desses pequenos seres especiais. Nunca houve tanta abordagem sobre crianças problemáticas, sem limites, abandonadas, sem lar e sem porvir.
Cristo, em Mt-19;14, falou: “Deixai vir a mim as crianças e não as impeçais, pois o reino dos Céus pertence ao que são semelhantes a elas”. Eis uma verdade muito ampla e profunda que jamais poderíamos imaginar em palavras tão simples. Aqui, se torna necessário entender que, nos ensinamentos do Evangelho, criança não é apenas aquele que está em idade infantil. Acima de tudo, o Evangelho conclama os adultos para que despertem em si a beleza das características da pureza da criança. Ela é espontânea, sem maldade, vê a vida com descontração, envolve-se em situações existenciais de leveza, candura, delicadeza e se deixa conduzir conforme o ritmo que a vida lhe apresenta. Se conduzida com amor, com carinho, ela não se rebela e nos responde com o seu belo potencial. Aqui, reside a nossa grande responsabilidade: oferecer amor, acolhimento, limites e ternura.E, essa responsabilidade está bem clara no Evangelho de São Mateus: “Não desprezeis a qualquer desses pequeninos; não é vontade de Vosso pai que um desses pequeninos se perca; todas as vezes que deixastes de fazer a um deles, foi a mim que deixastes de fazer”.
E, o que é viver como criança? Viver como criança é deixar-se envolver por elas, visto que, ao assim se proceder, desperta-se a simplicidade no relacionamento com o próximo, com o mundo e com Deus. Elas são os nossos professores por excelência! Ensinam-nos brincando, dizendo verdades. Será que nós, os denominados adultos, que pretendemos ensiná-las, não as estimulamos a perder a simplicidade, entregando-as aos modismos de um mundo consumista, pérfido, erotizante, em que prevalecem a lei da vantagem a falta de solidariedade e a origem de todas as violências?
Nos tempos atuais, num mundo tão cheio de desigualdades, encontramos em meio à pobreza, à miséria, milhões de crianças que, aos poucos se transformam em adultos sem esperança, devido à falta de amparo e de amor e que cairam nas garras do abandono. As crianças, nossos professores, não só para mim, pediatra por opção e sobretudo por vocação, mas, para todos ,têm que ser PRIORIDADE!PRIORIDADE individual, coletiva, familiar e sobretudo governamental! POLÍTICAS GOVERNAMENTAIS PARA AS NOSSAS CRIANÇAS, o futuro da Nação Brasileira! Elevemos a nossa voz por elas! Sem demagogias! Sem hipocrisias!

Rogo, em gritos reprimidos,
o resgate mais prudente:
os menores respeitados
com seus direitos de gente!

Despertemos, em todos nós, os atributos das crianças para superarmos o nosso mundo de imperfeições e injustiças, porque assim estaremos , sem dúvida, mais abertos para a Metodologia do Amor, e, acima de tudo, sintonizados com o Criador, indo ao encontro da verdadeira sabedoria.