Criatividade e aprendizado

Por meio de música, teatro, brincadeiras e uso da tecnologia, secretaria Municipal de Educação realiza projeto de Reforço Escolar. 

“E se misturássemos brincadeira ao aprendizado”? “E se acrescentássemos músicas? Teatro; e uso de tecnologia?”. O resultado seria incrível! E foi! E tem sido!

Essa é a receita utilizada pelos educadores que estão participando do “Projeto Piloto de Reforço Escolar” da secretaria Municipal de Educação de Pindamonhangaba.

As atividades tiveram início no último dia 17 e o resultado tem sido satisfatório. “Está sendo um sucesso! Os pais estão levando as crianças, que por sua vez têm participado bem das atividades e estão super felizes.

Os professores realizaram recepções lindas, com músicas, brincadeiras, atividades pedagógicas com uso dos chromebooks todos os dias; e as crianças ainda têm o momento da merenda escolar, cada uma em seu turno. Realmente está incrível este projeto!”, disse a diretora Pedagógica, Elaine Prolungatti.

As atividades seguem até o dia 28 de janeiro – uma oportunidade de avanço na aprendizagem com atividades personalizadas, para cerca de 500 alunos selecionados, com aprovação dos pais.

A novidade é que o projeto abriu vagas também para o reforço online, através da plataforma educacional. Caso algum pai tenha interesse em que seu filho (a) participe dessas salas de reforço online, deve ligar para o telefone (12) 36441572; e pedir a inclusão do nome da criança ao projeto.

“Reforçamos que as crianças estão sendo avaliadas durante a execução do projeto: há uma avaliação inicial e haverá uma final; e os relatórios dos professores serão utilizados para subsidiar o trabalho com essas crianças durante todo o ano letivo, buscando sanar algumas dificuldades de alfabetização”, ressaltou Elaine.

Para o desenvolvimento do projeto, a equipe pedagógica da SME reuniu, no início de janeiro, professores, auxiliares de classe, agentes de organização escolar, assistentes de serviços gerais e estagiários de pedagogia das unidades escolares: EM José Gonçalves da Silva – Seu Juquinha (Residencial Liberdade), EM Regina Célia (Mombaça), EM João Kolenda (Bem Viver), EM Profª Julieta Reale Vieira (Castolira) e EM Profª Ruth Azevedo Romeiro (Delta).

“A pandemia promoveu o afastamento dos estudantes das aulas presenciais, ocasionando déficit na aprendizagem e nas relações sociais. O ‘Projeto Reforço’ oportuniza que os estudantes recebam intervenções pontuais dos professores para a promoção do avanço na aprendizagem e, o contato com os colegas, favoreça o reestabelecimento dos vínculos, indispensável para o bem-estar social e emocional das crianças”. Luciana Ferreira – secretária Municipal de Educação.

 

 

  • Divulgação As atividades do “Projeto Piloto de Reforço Escolar” tiveram início no último dia 17 de janeiro e o resultado tem sido considerado satisfatório
  • Divulgação
  • Divulgação A iniciativa tem contado com o envolvimento dos estudantes
  • Divulgação Adriel - E.M. Regina Célia: “Foi muito legal o nosso primeiro dia de reforço! Nós fizemos várias atividades”.
  • Divulgação Kevelin- E.M. Regina Célia: “Hoje o dia foi muito diferente: eu assisti; desenhei e trabalhamos com números. Eu adorei as professoras e a diretora!”.
  • Divulgação Kauã - E.M. Regina Célia: “A aula de hoje foi muito legal. A comida é muito, muito boa. Eu estudei com bastante criança. Eu adorei!”.
  • Chromebooks: aulas de reforço escolar inclui o uso da tecnologia
  • Chromebooks: aulas de reforço escolar inclui o uso da tecnologia