Editorial : Cuidado com as fakes news!

As fakes news – notícias falsas – existem desde sempre. Sabemos disso. Só que atualmente, na era digital, elas podem ser propagadas na velocidade de um click. Basta um compartilhamento sem checar a veracidade e pronto, os danos podem ser irreversíveis. Tanto em questões físicas quanto mentais ou financeiras.

Neste contexto, a secretaria Municipal de Saúde de Pindamonhangaba vem fazendo alertas à população sobre falsas mensagens que circulam na internet, especialmente no whatsapp, sobre a vacinação contra a Covid-19.

Desde o absurdo de que as vacinas são implantações de micro chip nas pessoas para monitoramento da população – passando pela propagação da ausência de doses, fazendo as filas triplicarem de tamanho –; até a mais recente: uma “suposta ligação de equipes de saúde solicitando foto de documento, de carteirinha de vacinação ou do braço vacinado”.

Como se não bastasse toda a insegurança que esta crise sanitária e financeira trouxe e segue trazendo na vida da população, as inverdades, aumentando números e índices, dados e informações falsas tendem a desestabilizar ainda mais a saúde mental da maioria de nós.

É claro que existem pessoas com pouco acesso à informação sólida e, que, há ainda aqueles que têm pouca capacidade para discernir um golpe ou um trote; mas, chamamos à atenção para àquelas pessoas que sabem que podem estar compartilhando uma inverdade, que tem noção e ciência de que as notícias falsas são prejudiciais e mesmo assim, seguem compartilhando, alardeando…

A mesma mídia que alerta pode ser a mesma que exagera em busca de cliques ou até por questões ideológicas e políticas. Nós – pessoas dotadas de bom senso e de senso de responsabilidade –, é que devemos, a todo tempo, filtrar, analisar, checar as informações antes de sairmos divulgando ou compartilhando. Pensem nisso!