Editorial : Cuidado com o fogo

Junho é mês de brincadeiras ligadas a fogos e fogueiras, típicas das festas juninas. Por isso todo cuidado é pouco para evitar que as festas tradicionais terminem em tragédias.

O primeiro passo, referente aos fogos de artifício, e muito importante, é observar a origem dos fogos adquiridos e não usar materiais de fabricação caseira. Não se deve guardar grande quantidade de fogos em um único local, pois um acidente será certamente fatal.

Na hora de soltar fogos, alguns cuidados podem evitar lesões nas mãos, braços, rosto ou mesmo auditivas:

Nunca soltar rojão segurando diretamente na mão: o ideal é interpor com vários rojões já usados ou mesmo varetas, deixando uma distância de pelo menos 60 cm da mão e afastado do rosto;

Não apontar para onde há pessoas circulando;

Evitar proximidade com fios elétricos.

E não são somente os fogos de artifício que podem provocar acidentes. Mesmo na hora de acender fogueiras, a atenção deve ser redobrada. As bebidas típicas de festa junina, como o vinho quente e o quentão, também são inflamáveis, e sua proximidade às fogueiras pode resultar em acidentes.

Além disso, deve-se evitar a combinação álcool e fogos de artifício: Se beber, não solte fogos ou mesmo brinque nas proximidades de fogueiras.

É importante especial atenção às crianças nesta época do ano, principalmente com as tradicionais “biribinhas”. As faíscas podem acabar atingindo substâncias com potencial para incêndio, como o álcool utilizado para iniciar o fogo das fogueiras, por exemplo.

Tomando todos esses cuidados e também evitando os riscos de contaminação da covid 19, que junho traga alegria para todos nós.