Editorial : Cuidado com o Leão

O prazo para acertar as contas com o Leão está chegando ao fim: até 30 de abril, deve-se fazer e enviar a declaração do Imposto de Renda (IR) do ano base 2018. Neste momento, muitas pessoas ficam apreensivas ou nervosas, deixando o compromisso para a última hora.

Muitos contribuintes, inclusive, esquecem de fazer a declaração de IR, o que gera multa, além de ocasionar outras complicações. Por isso, ao fazer a sua declaração anual de IR, é importante que se tenha em mente de que necessita, antes de mais nada, de organização e planejamento.

É importante que você não deixe para a última hora, pois com a pressa muitas pessoas acabam cometendo erros “bobos”, como inverter valores ao digitar os dados. Aliás, esse tem sido um dos maiores problemas de quem tem caído na malha fina. Se sua declaração for simples, faça você mesmo; caso contrário, procure a ajuda de um profissional.

E para quem tem IR a restituir, uma boa pedida é aplicá-la numa poupança. Deste modo, você aproveita o “dinheiro extra” para poupar, servindo como reserva financeira para imprevistos ou para realização de planos.

Quem deixa a declaração para ser entregue no fim do prazo pode obter algumas vantagens, sendo a principal delas ter o dinheiro a receber corrigido pela taxa Selic, hoje em 6,75% ao ano. Logo, quem recebe o dinheiro apenas no final do ano pode ter um rendimento maior do que alguém que receber no início e aplicar na poupança, que tem previsão de rendimento abaixo de 5% ao ano para 2019. Essa dica vale para quem não tiver planos para usar a restituição no curto prazo.

Segundo a Receita Federal, serão sete lotes mensais de restituição, com o primeiro em 16 de junho e o último em 15 de dezembro.