Cuidados com a automedicação e curas milagrosas na saúde

Nos dias atuais, ao abrirmos algum aplicativo de pesquisa na internet à procura sobre um problema de saúde, nos deparamos com milhares de produtos e técnicas milagrosas, que curam desde unha encravada até câncer. Não vamos negar que todos nós, ao menos uma vez, procuramos no “Dr. Google” a causa de alguma doença, como tratar, como curar, qual medicamento tomar. Mas ao pesquisarmos, encontramos desde notícias éticas e baseadas em estudos científicos como encontramos também várias técnicas que são boas para tudo, profissionais que se auto titulam os melhores, ou remédios caseiros milagrosos, que nunca deixaram você saber antes pois iria acabar com a indústria biomédica.

Precisamos ter cuidado com estas informações mal veiculadas e sem ética que encontramos, pois há apenas o interesse econômico, nem sempre a informação correta. A área de pesquisas e desenvolvimento tecnológico na saúde é de suma importância para o desenvolvimento de estratégias de tratamento ou prevenção de alguma doença, e deve ser levada a sério tanto no âmbito governamental quanto privado. Sim, há incentivos privados nas pesquisas também, pois isso gera retorno financeiro ás empresas.
Devemos tomar cuidados com as informações desencontradas que existem atualmente, as “informações” dos aplicativos de conversas, as “informações” veiculadas pela internet e nas dicas do vizinho do seu primo, onde ferver água e colocar determinada planta para beber vai curar sua doença. Saiba que até aqueles chás que você compra no comércio têm um estudo sobre eles para saber sua real eficácia, além de estudos sobre plantas medicinais, sobre plantas alimentares não convencionais (PANC´s). Cuidado também ao tomar aquele remedinho que seu parente tomou e resolveu o problema dele. Cada problema é único, cada corpo reage de uma forma, cada um tem uma condição de saúde com problemas associados ou não, então a mania de se auto medicar torna-se um ato perigoso ao misturar remédios.

Atualmente, infelizmente, existe a falta de ética a alguns profissionais da saúde que vendem técnicas milagrosas que são a verdadeira cura ou que melhoram sua estética. Venho aqui e te digo: NÃO EXISTE TÉCNICA OU MEDICAÇÃO QUE CURE TUDO! Esteja sempre atento aos profissionais que tentam te “vender” uma verdade. Pesquise mais, se houver dúvida consulte outro profissional da mesma área, seja crítico quanto aos cuidados com sua saúde. Cuidado com os profissionais que se dizem “os melhores”, procure saber mais sobre ele, se tem os diplomas dos cursos que diz oferecer, se tem a autorização do seu conselho de classe em administrar uma medicação ou realizar tal procedimento. Enfim, quando se diz respeito à sua saúde, tenha muito cuidado, afinal a vida é uma só. Não é apenas o quanto você vive, mas como você vive que realmente importa.

  • Dr. José Carlos Nogueira Junior, é Fisioterapeuta formado há 20 anos, possui especialização em Ortopedia e traumatologia, Osteopatia e Acupuntura. É sócio da Azzera Clínica, Clínica multidisciplinar em Pindamonhangaba