Editorial : Cultura em pauta

Outro dia falávamos aqui sobre a cultura no Brasil. Um problema antigo e quase “crônico” de um País que não consegue debater de forma eficaz questões ligadas às manifestações culturais. Não gerando dados oficiais seguros a respeito da indústria criativa e, um país que pouco avançou em termos de investimentos, de financiamentos e de quebra de preconceitos em nível nacional.

Abordamos também o quanto o município de Pindamonhangaba avançou com a implantação de programas, de editais e de eventos que driblaram essas barreiras levando atrativos, sobretudo, aos bairros mais afastados.

E foi aqui também que citamos o trabalho das organizações, dos grupos e das companhias que, paralelamente, lutam para melhorar o acesso e o interesse cultural.

Esses protagonistas. Coadjuvantes. Roteiristas. Incansáveis atores e diretores que estão sempre levando o nome da cidade e de seus grupos a outros patamares. Para exemplificar, destacamos a ‘Cia. Controvérsias’, que conquistou dois prêmios no ‘47º Festival Nacional de Teatro’ da Universidade Estadual de Ponta Grossa, no Paraná, no último fim de semana. Na mesma data, a ‘Cia. de Teatro IA3 – Cadê Tadeu?’, do Instituto IA3, também conquistava dois prêmios no “2º Festival de Teatro de Itapevi”.

Premiações importantes! E resultado de um trabalho intenso. De ensaios. De entrega. De empenho e dedicação. Mas o prêmio maior que estes agentes culturais podem receber é ver o avanço das políticas culturais, dos investimentos, do acesso e do interesse coletivo.