Curso de Brigadistas ensina prevenção aos funcionários da Prefeitura

Colaborou com o texto: Bruna Silva
A Prefeitura de Pindamonhangaba promoveu, na última semana, um “Curso de Brigadistas”. Os encontros que duraram toda a semana contaram com a participação dos funcionários da Secretaria de Cultura e Turismo, no auditório da prefeitura. No último dia do curso, na sexta feira (10), houve uma aula prática com o Corpo de Bombeiros, no estacionamento do prédio.
O curso, que foi viabilizado pelo Departamento de Atenção ao Servidor Público da Secretaria de Administração de Pindamonhangaba teve a intenção de possibilitar que esses funcionários tenham o conhecimento necessário para solucionar casos de emergências dentro do ambiente de trabalho.
“É muito importante essa participação dos funcionários, pois em casos que possam oferecer risco, eles se tornam referências dentro do departamento no qual atuam. São eles que vão dar os primeiros socorros, e contribuir para que o problema seja solucionado”, comenta a diretora do Departamento de Atenção ao Servidor Público, Fernanda Figueira.
Na sexta-feira (10), último dia de curso, houve aula prática com o Corpo de Bombeiros, na qual explicaram o uso de mangueiras e atendimento nos primeiros socorros, além da troca de informações e esclarecimentos de dúvidas. O sargento Natanael, responsável pelo exercício prático, explicou a importância dos funcionários terem acesso a esse tipo de formação, pois em casos de acidentes, poderão auxiliar o trabalho dos bombeiros.
O cronograma de atividades da capacitação contou com palestras ministradas pela engenheira de segurança do trabalho, Regina Lindgren, e pelos técnicos em Segurança do Trabalho, Joel e Noemi, além de representantes da Funvic – Fundação Vida Universitária Cristã.
De acordo com a Secretaria de Administração, o curso é viabilizado em conjunto com o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho, a fim de levar informações sobre o uso de extintores e primeiros socorros aos funcionários. Segundo o Departamento de Atenção ao Servidor Público, está sendo elaborado um estudo para que mais ações como esta aconteçam.

Prevenção e
Acessibilidade
O curso contou com a participação de uma intérprete de Libras (linguagem brasileira de sinais) para que uma funcionária participante recebesse as informações de maneira adequada.
Os organizadores do curso destacaram que esta participação da Inilibras foi muito importante, pois possibilitou que a acessibilidade seja, de fato, promovida dentro da Prefeitura.

  • Servidores participaram de treinamento na sede da Prefeitura