Curso de Culinária do Fundo Social já formou cerca de 500 alunos e registra histórias de sucesso

Despertar conhecimentos e abrir novos horizontes. Com essa missão, o Fundo Social de Solidariedade de Pindamonhangaba vem, por meio do projeto “Reinvente”, proporcionado aprendizagem simples e abrindo novas expectativas de renda e formação profissional.
Sob o comando da primeira-dama, Cláudia Maria Vieira Domingues, os cursos acontecem mensalmente e já formaram centenas de pessoas.
Gabriela Cardoso é a instrutora do curso de Culinária e há quatro anos participa das oficinas do Fundo Social. “Estou desde 2017, antes mesmo do projeto ‘Reinvente’. Comecei com o curso de cozinheiro básico, que teve duração de três meses, e foi uma capacitação super intensiva para o mercado de trabalho. É muito prazeroso ver nossos alunos empregados”, afirmou a instrutora.
Ela conta que na primeira turma formaram-se 25 cozinheiros. Em 2018, com o início do projeto ‘Reinvente’, a oficina de Culinária passou a ter duração de 100 horas/aula.
“Cada turma forma uma média de 20 a 25 alunos, e eu transmito os conhecimentos de forma bem didática e prática. O curso é 100% mão na massa, com receitas de fácil preparo, custo baixo e que podem ser facilmente comercializadas”, explicou Gabriela – acrescentando que o trabalho proporcionou diversos casos de sucesso, como o exemplo de duas alunas (mãe e filha) que abriram um empreendimento de comidas veganas após fazer o curso. “Outro caso é da Helena, do ‘Saúde com Sabor’, que abriu uma marmitaria após o curso, e hoje é o sustento da família. Há também o exemplo do Rogério, que ao finalizar o curso já conseguiu emprego e hoje é um profissional especializado da gastronomia”, comentou a instrutora.

“É gratificante ver o grande sucesso deste projeto, que nasceu da vontade de fazer mais pelas pessoas, de colaborar e ajudar a dar um novo rumo profissional a quem deseja se reinventar. Nossos projetos têm resultados porque mesclam técnica, conteúdo e vivência. Nossos projetos têm alma.”

Cláudia Vieira Domingues – Presidente do Fundo Social de Solidariedade

Marmitaria garante metade da renda familiar de Helena

Helena Rodrigues Rosa é moradora do Residencial Andrade e conheceu o curso através de uma amiga de sua mãe. Graduada em processos gerenciais, ela descobriu que era diabética (tipo dois) e necessitava alterar seus hábitos alimentares. Foi quando inscreveu-se no curso e conheceu a instrutora Gabriela.
“O curso foi literalmente um divisor de águas na minha vida. Aprendi e me apaixonei por este universo mais saudável. Os aprendizados e orientações são maravilhosos e assim concluí o curso em 31 de outubro de 2019”, afirmou Helena.
Após encerrar o curso, Helena começou a fazer marmitas para sua mãe e aos poucos os clientes foram chegando. Ela fez um breve estudo de mercado e começou a comercializar as marmitas. “No começo eram poucas, e eu conseguia sozinha. De um tempo pra cá, conto com a ajuda da minha mãe e da minha avó, pois aumentaram significativamente o número de marmitas. Hoje cerca de 50% da renda da minha casa vêm das vendas das marmitas”, afirmou Helena.
Segundo ela, sua produção é realizada de forma simples, porém com tempero caseiro e saudável. “Um dos grandes ensinamentos que recebi é que alimentação saudável tem que ser prazerosa e deve ter bastante sabor e cor. Divirto-me muito na cozinha, e me encontrei fazendo marmitas. Eu não sou nutricionista, não faço plano alimentar, eu apenas fiz um curso e me apaixonei pela alimentação saudável. O que eu vendo é o que eu sirvo em minha casa”, finalizou Helena.

“É muito bom levar saúde e qualidade de vida para os alunos; ver eles empreendendo, abrindo a mente sobre novas modalidades da alimentação. Mesmo com as aulas online, ‘não perdemos o pique’ e posso transmitir aquilo que vivo e acredito”.

Gabriela Cardoso – instrutora do curso de Culinária

De desempregado a profissional qualificado da gastronomia

“Eu estava desempregado e procurava uma profissão que me realizasse. De repente, vi nas redes sociais o anúncio da Prefeitura sobre o curso de Cozinheiro Básico e desde então tudo mudou em minha vida”. Essa é a história de Rogério Koide.
Após efetuar sua inscrição junto ao Fundo Social, foi informado de que iria participar de um sorteio; Rogério logo pensou que nunca seria chamado. O curso teve início e, devido a desistências, três dias depois seu telefone tocou e sua participação foi confirmada. “Nunca havia trabalhado na área de gastronomia. Apesar do curso ser básico, o seu conteúdo era completo e aprendi a base da cozinha brasileira, francesa e italiana, além de conceitos sobre confeitaria e panificação”, afirmou Rogério.
Feliz com sua escolha e com o novo aprendizado, ao final do curso Rogério foi surpreendido com dois convites para entrevistas em estabelecimentos que abriam vaga para cozinheiros. “Com apoio da minha família e da instrutora Gabriela, escolhi o Colonial Plaza Hotel e iniciei uma nova fase da minha vida. Já estou há três anos nessa empresa; me aperfeiçoando cada vez mais”, afirmou Rogério.
Com o novo caminho, Rogério descobriu que nasceu de fato para a gastronomia e após o incentivo inicial da Prefeitura de Pindamonhangaba hoje ele está formado em Gastronomia pela Unip (Universidade Paulista) e atualmente está cursando uma pós-graduação de Gastronomia Internacional pela Faculdade Metropolitana do Estado de São Paulo.

 

  • Cerca de 50% da renda familiar de Helena Rosa, ex-aluna do curso oferecido pelo Fundo Social, vêm das vendas de marmitas - Créditos da imagem: Divulgação
  • Presidente do FSS, Cláudia Domingues está à frente dos projetos - Créditos da imagem: Divulgação
  • Antes da pandemia, os alunos de Culinária faziam visitas técnicas a estabelecimentos do ramo alimentício - Créditos da imagem: Divulgação
  • Preparos de diversos pratos são compartilhados no curso do Fundo Social - Créditos da imagem: Divulgação
  • Helena abriu marmitaria após concluir o curso de Culinária - Créditos da imagem: Divulgação
  • Há quatro anos Gabriela atua como instrutora de Culinária nas oficinas do Fundo Social - Créditos da imagem: Divulgação
  • Rogerio no Colonial Plaza Hotel - Créditos da imagem: Divulgação