Curso de Sistemas de Informação recebe desenvolvedores do Google

Os alunos do curso de Sistemas de Informação da Funvic – Faculdade de Pindamonhangaba – tiveram, na semana passada, a oportunidade de ampliar seus conhecimentos com uma equipe de peso, integrantes do “Google Developer Group”.
O GDG é um grupo aberto de entusiastas em tecnologias Google. Eles procuram disseminar o conhecimento em tópicos como Android, Chrome, HTML5, Cloud, APIs, UI/UX e outros, além de apoiar iniciativas que visam o maior engajamento da comunidade.
Na ocasião, os estudantes conheceram a tecnologia “material design”, uma linguagem de design desenvolvida pela empresa e faz uso mais liberal de layouts baseados em grids, animações e transições responsivas, preenchimentos e efeitos de profundidade como luzes e sombras. Diferente do papel real, o material digital pode se expandir e se modificar de forma inteligente.
Segundo Bruno Oliveira, designer de interface do GDG: “É importante apresentar aos estudantes o que acontece no mercado tecnológico, novidades, mostrando a eles que não devem se limitar à sala de aula. É preciso trabalhar com uma linguagem simples, direta e intuitiva, que permita uma melhor experiência ao usuário, e é isso que as ferramentas que o Google material design proporcionam, desenvolver um programa que atenda as necessidades de quem vai utilizar, sem dificuldades”.
O front end Silvio Rodrigues focou as formas de aplicação do conceito: “O meu foco foi apresentar técnicas diretivas para um design atraente, leve e de fácil acesso ao usuário. Trabalhar a identidade visual com o material design lite é muito útil, pois não tem dependência e é compacto, funciona com todos os navegadores. A ferramenta permite adicionar o look padrão desenvolvido para Android em multiplataformas”.
Para o professor da área de TI da faculdade e integrante do Google Developer Group, Reuel Adimar Lopes: “As novas tecnologias e dispositivos Google MDL são relevantes para ampliar os conhecimentos dos alunos, contribuindo para o mercado de trabalho”.
Dailton de Freitas, coordenador do curso de Sistemas de Informação da Funvic, afirma: “Essas atualizações são importantes, pois eles ficam por dentro das inovações e, desta forma, podem deslumbrar as novas tecnologias antes mesmo de estarem no mercado”.

Encontro de desenvolvedores
Nos dias 15, 16 e 17 de julho, acontece em São José dos Campos o “Startup Weekend”, o maior evento de startups do mundo. Em 54 horas de imersão, os participantes terão a oportunidade de construir seus modelos de negócios e avaliá-los se são viáveis ou não, através dos mentores presentes. Informações no www.swsjc.com.br.
Além disso, toda terceira quinta-feira de cada mês há um encontro do grupo de desenvolvedores apoiados pelo Google. “O objetivo desses encontros é trocar experiências entre os profissionais da área. Na região, o Google Developer Group existe há três anos e os encontros são itinerantes e abertos a todos os interessados”, salientou Michel Amaral, responsável pelo GDG no Vale do Paraíba.
Os desenvolvedores que quiserem aprender um pouco mais sobre a tecnologia Google e acompanhar os eventos podem se cadastrar no site gdgvaledoparaiba.com.br.

Imagens: Divulgação
  • Estudantes assistem à palestra