Da infância à projeção profissional

Jovens de Pinda e região produzem livro de histórias em quadrinhos inspiradas na literatura de Monteiro Lobato

Colaborou com o texto:
Dayane Gomes

Nesta quinta-feira (28), oito estudantes da Academia de Arte e Design Imago de Pindamonhangaba farão o lançamento oficial de uma obra coletiva. A criação se trata de um livro de histórias em quadrinhos produzidas em homenagem ao taubateano Monteiro Lobato. Metade dos autores esteve na sede da Fundação Dr. João Romeiro para comentar as expectativas para o evento e contar os bastidores da produção.
Os jovens Ana Clara Brandão, Pietra Giordano, Leandro Rafael e João Pedro Silva compareceram à redação do jornal Tribuna do Norte para a primeira entrevista sobre o exemplar “De volta ao Sítio”. Empolgados com a reunião, alguns deles ainda não se conheciam e todos se mostraram engajados ao projeto. Além deles, outros alunos da Imago desenharam e escreveram narrativas para o produto literário: André Prado, Matheus Augusto, Lucas Ronconi e Maria Eduarda Felix.
Moradores de diferentes cidades do Vale do Paraíba, com idades entre 18 e 35 anos, os pupilos tem um princípio em comum: o gosto pela arte. Com desenvoltura para tornar rabiscos e cores em figuras, eles foram escolhidos a dedo para compor o trabalho orientado pelos professores Wanderley Ribeiro, Marcelo Lopes e Dorneles Reis.
A semelhança entre os escritores de “De volta ao Sítio” também envolve outras características. A procura por qualificação, para a maioria deles, foi viabilizada pela oportunidade de bolsas de estudo oferecida pela Imago. Morando em Guaratinguetá, Ana Clara Brandão conheceu a instituição através de um anúncio em rede social. “Eu já desenhava e queria estudar sobre desenho. Quando fiquei sabendo de um concurso de bolsa, conversei com minha mãe para fazer a prova”, conta a autora da maior história do livro. Ao conseguir a segunda colocação no exame, ela iniciou os estudos em Pinda.
Com aulas semanais e tarefas para desenvolver em casa, os integrantes da equipe levaram cerca de seis meses para finalizar suas histórias. Como em qualquer processo criativo, dificuldades apareceram e fizeram com que cada um buscasse uma solução de acordo com suas ideias. “Não sabia por onde começar. Com o tempo descobri que fazer direto pelo computador levava muito tempo. Também consegui encaixar meu estilo de mangá com o do Monteiro Lobato e fui fazendo por pedaços”, explica a taubateana Pietra Giordano, de 18 anos.
O projeto foi a primeira experiência “séria” dos entrevistados. Noções de organização, contato profissional, trabalho em equipe, cumprimento de prazos… Não só os traços em si melhoraram com tanta “trabalheira”, a autoconfiança e o crescimento pessoal são pontos levantados pelo quarteto como resultados positivos. Além disso, o uso de referências externas e a apreciação ao mentor, o publicitário Bruno Honda Leite – artista plástico, designer e roteirista de quadrinhos e diretor de design na Maurício de Souza Produções, aparecem nitidamente como elementos de desenvolvimento do livro.
Para Leandro Rafael, de 21 anos, enfrentar a timidez está na bagagem de aproveitamento do curso da Imago. “Eu era uma pessoa completamente fechada, até mesmo em casa. Agora, ainda sou tímido mais consigo me abrir muito mais”, afirma sorridente o pindense, ciente das mudanças possibilitadas tanto pela capacitação quanto por seu próprio empenho.
O lançamento de “De volta ao Sítio” acontecerá na livraria Leitura, em Taubaté. Os oito autores estarão no evento para divulgação de seus trabalhos e contato com o público. Entre os participantes, outros membros da Academia de Arte e Design se juntarão aos conhecidos e responsáveis dos estudantes para celebrar a finalização da proposta extensiva. “Lá em casa, o mais surpreso foi meu pai. Ele nunca tinha me falado palavras de incentivo sobre eu desenhar. Quando soube, me mandou mensagem para seguir em frente”, se alegra João Pedro Silva, de 22 anos, morador de Moreira César.
A cerimônia de lançamento será na próxima quinta-feira (28) e está prevista para começar às 19 horas. A livraria fica dentro do Taubaté Shopping (avenida Charles Schnneider, 1.700). A entrada é franca.

 

  • Créditos da Imagem: Dayane Gomes
  • Estudantes desenvolveram as histórias por completo, desde os elementos visuais até os diálogos dos personagens - Créditos da Imagem: Divulgação
  • Com liberdade criativa, a proposta teve como base as obras de Monteiro Lobato - Créditos da Imagem: Divulgação
  • Créditos da Imagem: Divulgação
  • “Quem mal lê, mal ouve, mal fala, mal vê.” - Monteiro Lobato
  • Créditos da Imagem: Dayane Gomes