Daee, Apta e Prefeitura realizam vistoria técnica na represa do antigo Haras para retomada da canoagem

A Prefeitura de Pindamonhangaba, a Apta (Agência Paulista de Tecnologia em Agronegócio) e o Daee (Departamento de Águas e Energia Elétrica) do Governo do Estado de São Paulo realizaram, na semana passada, uma vistoria técnica junto à represa da antiga Fazenda do Haras Paulista com o objetivo de viabilizar a autorização para outorga da barragem, possibilitando a retomada das atividades esportivas da canoagem.
Participaram da vistoria a secretária de Meio Ambiente, Maria Eduarda San Martin, assessor da Secretaria de Esportes, Rafael Usier, o diretor do Polo Regional da Apta (responsável pela gestão da propriedade e elaboração de todo estudo técnico) Sérgio Henrique Schalch e o responsável pelo Centro Tecnológico de Hidráulica e Recursos Hídricos do Daee, engenheiro Noburu Minei, especialista em barragens.
“Estamos confiantes na viabilidade desta autorização do órgão ambiental e com a outorga da barragem ter aprovado a sua utilização para treinos de canoagem. Evidente que deverão ser realizados estudos que minimizem os riscos de qualquer fator de rompimento e assim em parceria com a Apta, a Prefeitura poderá dar uma vida esportiva ao espaço, mediante todos os protocolos exigidos para seu uso”, afirmou Maria Eduarda.
O prefeito Isael Domingues agradeceu o trabalho da Apta. “Agradecemos o empenho da agência nos estudos de viabilidade da outorga, a parceria com o Daee e a integração da nossa Prefeitura, através do Meio Ambiente e Esporte, pois retomar esse esporte olímpico é uma prioridade em nossa gestão”, afirmou Isael.
Para a Agência Paulista de Tecnologia em Agronegócio (Apta), a ação trará também ganhos para as pesquisas científicas. “É de grande importância a parceria entre Prefeitura e a Apta Regional no sentido de promover ganhos culturais, esportivos, ambientais e científicos para toda a sociedade pindense. A outorga é primordial para garantir as pesquisas científicas com piscicultura, carcinicultura e ranicultura do Setor de Aquicultura do Polo Regional Vale do Paraíba/Apta”, afirmou o Diretor Técnico de Divisão, Sérgio Henrique Schalch.
Tradição – Por muitos anos, Pindamonhangaba foi destaque no cenário nacional pela prática da canoagem na represa da fazenda Haras Paulista, de propriedade do governo do Estado. Com o objetivo de resgatar esse projeto, a Prefeitura e Daee discutiram a pauta em reunião, realizada no último mês de maio.
A Secretaria de Esportes vem trabalhando para que o município retome essa modalidade esportiva que por muitos anos trouxe alegria à população e formou diversos atletas, através da Apicano (Associação Pindamonhangabense de Canoagem).
Em agosto, com a conquista histórica da modalidade esportiva, liderada pelo técnico da equipe brasileira de canoagem, Lauro de Souza Junior, conhecido no meio esportivo como ‘Pinda’, por ser natural de Pindamonhangaba, a pauta ganhou nova motivação.
O técnico esteve na Prefeitura de Pindamonhangaba em 17 de agosto e falou sobre o trabalho com os atletas da seleção brasileira, em especial com o campeão olímpico na prova de C1 1000m, Isaquias Queiroz.
“Queremos muito que isso retorne, pois além da qualidade e do resultado físico, o esporte tem uma finalidade social e a canoagem pode somar muito fortemente nessa missão que determinamos ao assumir a Semelp”, comentou o secretário de Esportes, Everton Chinaqui.

  • Créditos da imagem: Divulgação
  • Equipe que realizou vistoria técnica junto à represa da antiga Fazenda do Haras Paulista - Créditos da imagem: Divulgação