Daya- Saúde integrativa

Fazia tempo que eu não via uma onda de ódio e rivalidades tão grande nesse país. As eleições, talvez, despretensiosamente, vêm tamanho a diferença e a divergência de posturas e propostas. E cada um de nós vai se alinhando ou não com o que é posto. Num mundo onde cada vez mais díspare e com diversas cisões e rupturas, uma pergunta bastante pertinente é: . E o que eu e vc, temos a ver com a guerra e com a paz?

Alguma pausas para refletir e um espaço vazio representando aquele espaço em nós que busca, sem saber, um atalho. Um atalho para um lugar calmo, seguro, quentinho e amoroso. Feito o útero materno.

Quando nos deitamos no tapete de yoga, conseguimos sentir esse lugar, esse acolhimento. Se aquele que conduz for capaz de acolher e nos colocar nesse lugar, melhor ainda. Se não, a própria prática nos conduz a esse e a outros lugares, nem sempre confortáveis, mas necessários. Quase todo caminho, passa pela dor.

Penso que aquele que não foi amado suficientemente na sua inteireza, machuca o outro, sem perceber até. Ele sente tanta dor que não consegue amar. Machucar é como que um ato de revolta, um grito, uma maneira de viver e estar no mundo. Mais do que nunca, é preciso parar, respirar, ser humilde e buscar o auto-conhecimento. Curar -se para não machucar o outro. Não podemos sair por aí esbravejando e tornando o mundo um lugar pior. As redes sociais vão se tornando lugar onde, sem pudor, uns atacam os outros, praticam todo tipo de assédio. O ser humano parece estar perdendo o bom senso, a boa educação, o respeito pelo outro, pela vida, pelas escolhas e pela dor do outro. Um mundo de horror aos nossos olhos! Um mundo de julgamentos precipitados. Preconceitos e ataques. Tudo isso não deveria se normatizar. Não devemos e não podemos nos acostumar com a realidade que se escancara aos nossos olhos. Somos responsáveis pelo que cativamos.

O amor é o único caminho e isso não pode ser uma frase banal. Esse sentimento deve ser vivido e cultivado no fundo dos nossos corações. Amor por nós mesmos e por todos os seres vivos. O amor é o que nos cura e cura o mundo. E quem ama, sabe o poder dessa força. Você pode resistir ao amor, inclusive. Afinal, foi lhe dado o livre arbítrio, desde sempre. Mas quanto mais resistir, mais sofrimento e emaranhamentos desnecessários vão lhe consumindo e desgastando. E pouco a pouco a vida rasa vai se estendendo, e o que você coleciona são desprazeres. Vejo tanta gente colecionando desprazeres, cuspindo ódio, culpando os outros pela própria vida, quando na verdade, está tudo dentro. Quando na verdade, somos os únicos responsáveis pela maneira como escolhemos viver. É preciso maturidade e discernimento para compreender esse ponto. Está dentro de nós, o grande atalho para a vida abundante. E as Práticas Integrativas se destacam porque colocam cada um de nós no lugar de protagonistas e responsáveis pela própria jornada de auto-conhecimento, auto-responsabilidade e auto-cuidado. Nós lhe damos as mãos, enquanto terapeutas, mas a jornada do herói é toda sua.