Nossa Terra Nossa Gente : DE CARTEIRO A PAPAI NOEL: O SUBLIME OFÍCIO DE MAURÍCIO CYPRIANO

Uma das maiores ações sociais natalinas do Brasil, a campanha “Papai Noel dos Correios”, presente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, é realizada há três décadas e tem como objetivo atender, dentro do possível, aos pedidos das crianças em situação de vulnerabilidade social que vivem em creches, abrigos, orfanatos e núcleos socioeducativos.
Elas escrevem cartinhas ao Papai Noel contando suas histórias de vida e pedindo ao “bom velhinho” um presente de natal. De panetone a bicicleta, de chinelo a tênis de marca, esses pedidos ficam à espera de um anjo de coração generoso que se disponha a ler as cartinhas e encontrar entre elas aquela ou aquelas vozes que tenham ressonância com o seu coração e com a sua disponibilidade financeira.
Este projeto social atende milhares de crianças, entretanto, muitas cartinhas não são contempladas e seus remetentes novamente embrulham seus sonhos à espera do próximo Natal…
Na Agência dos Correios de Pindamonhangaba, esse louvável projeto tem ganho uma projeção maior, graças a ação social do carteiro Maurício Cypriano. Agraciado com um talento sobre-humano para a generosidade, Maurício encontrou outro meio de alegrar as crianças dos bairros em que ele entrega correspondência: enfeitou a bicicleta com bichinhos de pelúcia e pequenos brinquedos e, durante o ano, distribui esses mimos e palavras de carinho aos amiguinhos que ele tem feito nos bairros em que ele atua como agente de Correios.
Em dezembro, Maurício, com o apoio incondicional de sua esposa, a professora Magali, de seus filhos Michele e Rafael, de seus familiares e de muitos amigos, arrecada brinquedos novos e usados para distribuí-los às crianças do Morro do Querosene, Campo Alegre, Jardim Morumbi, Água Preta, Alfa, Beta e Delta.
Às vésperas do Natal e ornamentado de Papai Noel, o bom carteiro carrega seu “trenó” (as camionetes do Adilson e da Patrícia, a kombi do Juninho, a carretinha do Renato e os carros da Magali, Michele, Simone e Luís) com presentes, saquinhos de doces e cestas básicas, e, de bairro em bairro, eles distribuem o que foi arrecadado às crianças que vêm, de todos os cantos, encontrá-los.
Este amor que move as ações do carteiro Maurício Cypriano e de sua trupe de colaboradores em prol do projeto “Criança Feliz” só cresce a cada ano e têm transformado os cômodos de sua casa numa fantástica oficina de brinquedos. Nela, Maurício e Magali, com carinho desmedido, consertam os brinquedos danificados, lavam os bichinhos de pelúcia, providenciam roupas para as bonecas, embrulham os presentes por idade e gênero e, assim como as crianças, contamnos dedos os dias e as horas para a grande festa da entrega dos presentes de natal.
Aos que desejarem conhecer e/ou colaborar com as ações realizadas no projeto social do carteiro Maurício acessar o Facebook “Maurício Cypriano” ou “Michele Sene”, ou, ainda, acessar a entrevista que ele concedeu a Eliana Godoy no Programa “Revela Pinda”. A generosidade é a virtude daquele que se dispõe a sacrificar os próprios interesses em benefício de outrem; essa magnanimidade é o tecido da roupa invisível deste Papai Noel que de janeiro a janeiro leva a alegria do Natal às crianças que Deus o presenteia todos os dias do ano.

  • O carteiro Maurício Cipriano é das crianças menos favorecidas mensageiro Papai Noel...