De volta à elite do esporte

Pindamonhangaba conquistou o terceiro lugar na classificação geral dos “Jogos Regionais”, retornando ao pódio da competição após seis anos

Pindamonhangaba está de volta à elite esportiva regional. Os “62º Jogos Regionais”, realizados em São Sebastião e Ilhabela, terminaram no sábado (28), com Pinda na terceira colocação geral. Essa foi uma grande vitória para o esporte da cidade que, desde 2012, quando foi vice na competição, não conseguia subir ao pódio da categoria principal.
Em 2013, Pinda ficou em nono lugar; em 2014, a cidade caiu para a segunda divisão; em 2015, os atletas da cidade venceram a segunda, subindo para a categoria principal. Em 2016, a equipe ficou em oitavo. Em 2017, não houve classificação entre as cidades devido a uma mudança nas regras, mas se houvesse contagem, Pinda teria ficado em quinto lugar. E, neste ano, conquistou o terceiro lugar geral, somando 181 pontos, disputados com potências esportivas da região, como São José dos Campos e Mogi das Cruzes, primeira e segunda colocadas, com 332 e 200,5 pontos, respectivamente. Caraguatatuba ficou com a quarta colocação e 146 pontos.
Além do terceiro lugar, Pinda foi campeã geral na modalidade de atletismo feminino, ginástica artística masculina e ginástica artística feminina. Ficamos com a prata no basquete masculino, futsal feminino, ginástica rítmica, atletismo masculino, ciclismo feminino, natação masculino, natação ACD masculina e xadrez feminino. E com o bronze no handebol feminino, capoeira feminina, damas, malha, natação feminina e xadrez masculino.
No total, participaram dos Jogos Regionais equipes de 33 cidades. Pinda participou com uma delegação de cerca de 400 integrantes, entre atletas, comissão técnica e equipe de apoio, como segurança, serviços gerais, cozinha, enfermeiro, fisioterapeuta, motoristas e professores. A participação da cidade no evento foi organizada pela Semelp e todos os atletas são da Secretaria de Esportes da Prefeitura.
Agradecimentos e cumprimentos
“Estamos finalizando mais uma participação em Jogos Regionais. Não posso deixar de agradecer a oportunidade de chefiar essa delegação que, desde o início, demonstrou comprometimento e amor por nossa cidade. Pudemos, nesses doze dias de convivência nas pistas, quadras, tatames, piscina e salões de jogos, partilhar com todos, momentos de tensão e emoções fortes. Nossa meta pré-estabelecida foi alcançada com grandeza. Obrigado do fundo do meu coração a cada um dos gestores, funcionários da cozinha, da limpeza, motoristas, técnicos, comissão técnica e atletas pela dedicação e empenho. Pra mim, vocês todos são campeões”, declarou o chefe da delegação de Pinda nos Jogos Regionais, Antonio Macedo.
“É muita satisfação ver o orgulho da nossa cidade sendo resgatado. Parabéns a todos os atletas, servidores e familiares envolvidos. O mais importante é destacar que todas essas pessoas são de nossa cidade, diferente de outras que contratam esportistas somente para competições, o que torna essa conquista ainda mais especial”, destacou o prefeito Dr. Isael Domingues.
“Sentimento de missão cumprida, alegria, satisfação de fazer parte de uma equipe comprometida, não apenas no ato de competir, mas vestir a camisa de uma cidade onde tenho muito orgulho de ter nascido e hoje poder contribuir um pouco para o crescimento dela. Orgulho de fazer parte desta equipe Semelp!”, afirmou o secretário de Esportes da Prefeitura, prof. Everton Chinaqui.
“Missão cumprida e objetivo alcançado! Muito obrigada pela dedicação e empenho de cada um de nossa grande equipe. Tenho certeza de que demos nosso melhor e de que estamos no caminho certo. Rumo ao segundo lugar em 2019!!! Mais uma vez muito obrigada, sem cada atleta que professores e técnicos formam, treinam e motivam, nada disso aconteceria. Foi show!”, avaliou a gestora de esportes da Semelp, Bruna Muassab.
“Parabéns a todos. Sou suspeito a falar sobre essa cidade, visto a camisa literalmente e torço por todos que têm Pinda no uniforme. Defender as cores da cidade junto com essa delegação é um orgulho enorme. Parabéns a todos da gestão, aos professores e atletas”, parabenizou o responsável pelo basquete da Semelp, professor Luís Paulo Bondiolli.
“Obrigada a todos, tenho muito orgulho de fazer parte dessa família que, unidos, conseguimos superar os desafios do dia a dia. Parabéns para todos. Que Deus abençoe todos nós”, destacou a responsável pela ginástica rítmica da Semelp, professora Simone Rosa.

  • No atletismo, Pinda foi campeã no feminino e vice no masculino
  • A equipe do xadrez masculino ficou com a terceira posição no pódio
  • As meninas da ginástica rítmica conquistaram a medalha de prata