Defesa Civil alerta para remoção de árvores em propriedade particular

A Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio da Defesa Civil, alerta os munícipes que mesmo com as chuvas e ventos fortes ocorridos recentemente, o município não realiza poda ou corte de árvores em propriedade particular. O proprietário deve solicitar autorização para realizar o serviço de poda ou corte de árvores, pois é o responsável pela manutenção de suas árvores. A remoção precisa ter autorização para que ocorra a contratação de empresa especializada e não constitua crime ambiental, pois algumas espécies precisam ser preservadas.
A população deve procurar a Prefeitura, no Viveiro Municipal ou Departamento de Meio Ambiente, para adquirir espécies adequadas para plantio em calçadas, praças ou locais que existem fiação rede elétrica, para que não aconteça crescimento inadequado.
A Defesa Civil realiza corte ou remoção de árvores apenas quando ocorreu a queda ou em casos de queda eminente. Pois se trata de serviço de urgência, como queda em residências, vias públicas ou estradas rurais.
Árvores plantadas em áreas públicas são de responsabilidade da prefeitura. Nestes casos, o pedido de poda ou corte deve ser protocolado junto à prefeitura, que realizará o serviço conforme condições técnicas existentes.
Atualmente, está sendo finalizado o processo licitatório para a contratação de empresa prestadora de serviços de poda e corte.

  • O proprietário deve pedir autorização para realizar o serviço de corte ou poda