Defesa Civil alerta sobre riscos de queimadas

Durante o inverno, período de estiagem, a Defesa Civil local, em conjunto com a Secretaria de Meio Ambiente, Secretaria de Serviços Públicos e Corpo de Bombeiros, realiza o combate a focos de queimada no município.
A Defesa Civil recomenda à população que realize ações simples para evitar o início de queimadas. Por exemplo, não realizando a queima de lixo nem jogar cigarros junto à via de trânsito. A fumaça originada de queimadas prejudica a saúde, principalmente de pessoas com problemas respiratórios, além de causar incômodo e o risco de acidentes, devido à dificuldade de visualização da sinalização de pistas, pedestres, outros motoristas e motociclistas.
Provocar incêndio em mata ou floresta é crime ambiental definido no artigo 41 da Lei de Crimes Ambientais, com previsão de pena de reclusão de dois a quatro anos, assim como causar incêndio expondo a vida, integridade física ou patrimônio de outro a perigo sujeita o infrator à reclusão de três a seis anos (artigo 250 do Código Penal).
Em caso de queimadas, a população pode entrar em contato pelos telefones: 3643-1083 (Defesa Civil) ou 193 (Corpo de Bombeiros PM).

  • Operação realiza combate a incêndios em matas do município