Delegação de Pinda conquista bons resultados no primeiro dia de JORI

Nesta última quarta-feira (28), os alunos da Semelp – Secretaria Municipal de Esporte e Lazer de Pindamonhangaba, que representam a delegação da cidade, participaram da abertura dos Jogos Regionais dos Idosos – JORI, que acontecem do dia 28 de fevereiro ao 4 de março. Pela segunda vez consecutiva em São Sebastião, os 22° JORI ganharam um toque especial, pois pela primeira vez na história esta será uma “edição de verão”.
Os jogos desse ano contam com 40 cidades participantes, cerca de 2.500 atletas que irão disputar 14 modalidades: Atletismo, bocha, buraco, coreografia, damas, dança de salão, dominó, malha, natação, tênis, tênis de mesa, truco, voleibol adaptado e xadrez.
A abertura contou com a entrada de três representantes de cada delegação, hino nacional, acendimento da pira e juramento dos atletas.
As atletas Maria Cristina de Oliveira Fernandes, Iris Jacinto da Silva Capelo e Sônia Maria Fonseca Francisco ficaram responsáveis por representar a delegação de Pinda durante a abertura. A cidade conta com 104 participantes, sendo a segunda maior delegação do JORI.
As autoridades que compuseram a mesa deram palavras de incentivo para os jogadores, como a presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo, Lu Alckmin, que fez questão de agradecer a importante contribuição dos mais velhos para a construção da sociedade, ressaltando que eles devem ser tratados com atenção e respeito, e declarando abertos os Jogos Regionais dos Idosos.
Além da abertura, o primeiro dia foi marcado pela competição de coreografia. Todas as delegações escolheram diversos temas, trazendo assuntos como a preservação do meio ambiente, a importância de sonhar, a falta de oportunidade vivida por artistas da terceira idade. Muitos grupos abusaram da sensualidade, provando que não existe idade para se sentir bem, enquanto outros apostaram no sentimento nostálgico e decidiram homenagear os anos 60. E essa foi a escolha da equipe de Pindamonhangaba, que colocou todo o ginásio para dançar ao som do melhor do Rock n’roll, garantindo o terceiro lugar.
Todas as equipes receberam medalhas de participação entregues por autoridades representantes de cada cidade. Pinda contou com a presença da Presidente do Fundo Social de Solidariedade de Pinda, Cláudia Domingues e do secretário de Esportes e Lazer, Everton Chinaqui.
Primeiro dia
Os atletas que representam a delegação da cidade estão muito otimistas com os resultados. Além do terceiro lugar na coreografia, Pinda foi destaque na natação durante o primeiro dia de competição. Os atletas Francisco Alves e Maria José Macedo conquistaram a medalha de ouro na modalidade nado craw. Já o atleta José Carlos Lemes ganhou a prata e Geraldo Garcia levou o bronze, na mesma modalidade. Pinda ganhou de 2 a 1 de Lorena no buraco masculino, e conquistou bons resultados no vôlei feminino também, ganhando de 2 a 0 de Mogi das Cruzes, além de ganhar por WO na bocha masculina. Na damas masculina, Pinda venceu Franco da Rocha, empatou com Cajamar e perdeu para Ubatuba, mas continua na disputa. Já na feminina, venceu Caieiras e Arujá, e perdeu para Taubaté, e também continua na disputa. No xadrez masculino e feminino, as equipes de Pinda também passaram para a próxima etapa.

  • O “JORI de Verão” conta com mais de 2.500 atletas participantes de 40 cidades da região