História : Delegacia de Defesa da Mulher, em Pinda, foi inaugurada por Michel Temer

Em 21 de outubro de 1993, há quase 23 anos, o então secretário da Segurança Pública do Estado de São Paulo, Michel Temer, atualmente no governo interino do Brasil, inaugurava, na avenida Dr. Pinheiro Junior, 469, no Campo Alegre, a DDM – Delegacia de Defesa da Mulher de Pindamonhangaba, que teve como primeira delegada titular a dra. Margarida Brasiliana Monteiro.
O prédio – antigas instalações do Destacamento Policial Militar – foi cedido pelo município (administração Francisco Vieira “Chesco”); o pessoal (delegada, escrivã e investigadora) e a viatura (um fusca) coube ao Estado (administração de Luis Antonio Fleury Filho); os móveis e equipamentos foram doação da agência local do Banespa.
A DDM de Pinda foi a 109ª unidade policial do gênero a ser criada no Estado de São Paulo com a finalidade de amparar e defender a mulher de violências físicas, morais e emocionais. Na falta de delegacia especializada no atendimento de menores, desde sua inauguração ampliou sua competência, atendendo também a crianças e adolescentes, trabalho que realiza com participação do Conselho Tutelar. Embora tenha sido inaugurada em 1993, só em 27 de fevereiro ocorreu sua criação oficial por intermédio do decreto 40.682/96.
Em junho de 1994 a delegada Margarida foi substituída pela dra. Maria Elisabete Bassi que, na época já contava com 10 anos de polícia: iniciara como investigadora em 1984 e em 1992 estreara com delegada na 1ª DDM de São Paulo. Elisabete Bassi promoveu inovações na DDM acionando a Secretaria da Segurança e buscando apoio nas instituições locais. Logo que assumiu, em 1994, conseguiu junto à administração municipal a cessão de uma assistente social e de uma psicóloga para implantar atendimento semelhante ao das DDMs de São Paulo. Em 1997 foi responsável pelo surgimento da ONG SOS-Mulher no município, entidade cujo apoio proporciona mais qualidade ao atendimento às mulheres vítimas de violência em Pinda.
A partir de 2007 a Delegacia da Mulher deixou suas instalações no Campo Alegre e passou a atender na rua Dr. Gustavo de Godoy, 409, Vila Nair, em prédio que também abriga a Ciretran – Circunscrição Regional de Trânsito, órgão do Detran – Departamento de Trânsito nos municípios.

DDM, criação do Governo Montoro
O aumento no número de crimes praticados contra a mulher e as constantes denúncias de grupos feministas, levaram o governador Franco Montoro, em 1985, a criar na capital a 1ª Delegacia de Defesa da Mulher. O sucesso obtido por essa unidade de atendimento especializado resultou na criação de outras por todo o Brasil. A repercussão foi internacional: até os Estados Unidos vieram buscar, na Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo, subsídios para instalarem entidades similares naquele país.

DDM FOI ALVO DO PCC
Em 2006, ainda quando a DDM de Pindamonhangaba se encontrava instalada no bairro Campo Alegre, o prédio foi um dos locais alvos de ataques atribuídos à organização criminosa PCC. Na madrugada do dia 11 de julho daquele ano, a delegacia teve destruído computadores e demais equipamentos atingidos por um coquetel molotov. Os autores foram presos no dia seguinte, após investigação da Polícia Civil. Na época o delegado titular de Pindamonhangaba era o Dr. Carlos Prado Pinto.

Imagens: Arquivo TN
  • A DDM de Pindamonhangaba em seu local de origem, na avenida Dr. Pinheiro Junior, Campo Alegre
  • Desde 2007, a DDM atende na rua Dr. Gustavo de Godoy, 409 - Vila Nair, em prédio que abriga também a Ciretran
  • DDM foi alvo do PCC
  • Atual titular, que desde 1994 está à frente da Delegacia da mulher, dra. Elisabete Bassi
  • Primeira delegada da DDM-Pinda, dra. Margarida Brasiliana Monteiro