Dengue: confira os bairros que recebem controle de criadouro e nebulização em Pinda

A Prefeitura de Pindamonhangaba segue firme na Campanha “Tolerância Zero contra o mosquito” para conter os casos de dengue no município. Além de fortalecer as ações de conscientização para a população tomar os cuidados e seguir as orientações em suas casas e no seu bairro, a Prefeitura vem agindo intensamente nas atividades de controle do aedes aegypti.
A equipe de controladores de vetores da Vigilância Epidemiológica prossegue o trabalho de orientação e fiscalização nas residências, priorizando os bairros onde o foco é maior.
“Prevenir é a melhor forma de evitar a dengue, zika e chikungunya. A maior parte dos focos do mosquito está nos domicílios, assim as medidas preventivas envolvem o nosso quintal e também os dos vizinhos”, alertou a secretaria de Saúde, Valéria Santos.

Controle dos focos

As atividades de controle do Aedes aegypti são ordenadas e fiscalizadas pela Superintendência de Controle de Endemia – SUCEN e pelo Ministério da Saúde e conforme determinação do Plano Nacional de Combate à Dengue e da SUCEN.
O tratamento químico via termonebulização (fumacê) e nebulização (UBV costal), só poderão ser realizados em áreas prioritárias que apresentam transmissão de dengue. “Além disso para essa aplicação é necessário fazer um minucioso trabalho prévio de bloqueio de controle de criadouros, em que temos que inutilizar e tratar o foco das larvas de mosquito na maioria das casas visitadas num raio de 200 metros ao redor do caso de dengue notificado e positivado”, explicou Ricardo.

Confira os bairros que receberão as ações

Bloqueio de Controle de Criadouros
06 a 11 de Abril: Terça-feira a Domingo
Crispim, Jardim Resende, Parque São Domingos, Araretama, Cidade Jardim e Boa Vista

Nebulização residencial
Dias 06 e 07: Liberdade e César Park
Dias 08 e 09: Jardim Roseli e Vila Prado
Dias 10 e 11: Pasin
A família deverá permanecer fora da casa por 15m, manter aberta as portas, janelas e cortinas para faciliatar o acesso do inseticida e cobrir alimentos, roupas, utensílios de cozinha e comedouro e bebedouro de animais. Não haverá atividade em caso de chuva.

Fumacê / Termonebulização
Dias 06 e 07: Cidade Nova (segundo ciclo)
Dias 08 e 09: Boa Vista e Bosque da Princesa
Inseticida aplicado em equipamento veicular, que diluído em óleo mineral forma-se névoas que entram nas casas visando atingir o mosquito. Abrir portas e janelas para atingir o interior e caso tenha problemas respiratórios é recomendado permanecer num cômodo fechado. Trata-se de medida emergencial e complementar e não substitui os cuidados preventivos para evitar os criadouros do mosquito.