Departamento de Agricultura alerta para a vacinação contra a raiva herbívora

COLABOROU COM O TEXTO: Bruna Silva
***
O Departamento de Agricultura de Pindamonhangaba alerta os produtores para a vacinação dos rebanhos bovinos e equinos contra a raiva dos herbívoros na cidade, doença viral bem conhecida e que causa várias mortes no País.
Recentemente, foi confirmado, através de análises laboratoriais, um caso de morte de animal por raiva na zona rural de Pindamonhangaba. Segundo o diretor do Departamento de Agricultura, Paulo Imparato, a vacinação é o principal meio de defesa contra a raiva, por isso vacinar o rebanho é tão importante.
Esta doença possui caráter endêmico, ou seja, não está diretamente ligada a quantidade de casos, podendo ser considerada como típica de determinada região devido à frequência de acontecimentos. Em casos de animais que contraíram a doença, a incidência de morte é de 100%, pois não há cura. No Brasil, a raiva bovina mata aproximadamente 50.000 bovinos por ano.
A raiva tem como principal transmissor o morcego hematófago – aquele cuja fonte de alimento é o sangue de outros animais. Deste modo, a Prefeitura de Pindamonhangaba por meio do Departamento de Agricultura, em conjunto com a Coordenadoria de Defesa Agropecuária do Estado de São Paulo, realiza a captura de morcegos hematófagos, possibilitando uma espécie de controle do vírus.
No Estado de São Paulo, a vacinação de rebanhos bovinos não é obrigatória, entretanto há o alerta da Prefeitura de Pinda para que haja a vacinação evitando que ocorra um surto. Estima-se que a vacina para imunização nos animais tenha o custo de R$ 10 e renda serventia em 25 doses.
A vacinação deve ocorrer anualmente, tendo a aplicação na área subcutânea ou intramuscular, na dosagem de dois ml por animal. Além de oferecer alto risco para os animais bovinos, ainda que a cidade não registre nenhum caso, a raiva bovina é uma zoonose que pode ser transmitida ao ser humano.