Departamento de Cultura abre inscrições para Projetos Culturais do FMAPC

A Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura de Pindamonhangaba abre as inscrições para Projetos Culturais pertencentes aos benefícios do Fundo Municipal de Apoio às Políticas Culturais (FMAPC) para o ano de 2021. A proposta do programa é beneficiar , por meio de financiamento, projetos de criação no campo das artes. As inscrições começaram no dia 18 de agosto e vão até 3 de outubro. O edital completo está disponível no link https://pindamonhangaba.sp.gov.br/linguagens-artisticas-fmapc-2021.
Serão contemplados 8 projetos titulares e 8 projetos suplentes que busquem o fortalecimento das expressões artísticas e culturais. O edital irá selecionar 8 projetos com prêmios de R$15.000,00 (quinze mil reais) para cada proposta. O FMAPC de Pindamonhangaba é um mecanismo de financiamento público que visa ampliar as formas de acesso às pessoas físicas e pessoas jurídicas, com ou sem fins lucrativos, para a realização de projetos de natureza artística e cultural. Dessa forma, busca estimular a produção artístico-cultural em toda sua potencialidade, ampliar o acesso aos bens culturais e artísticos, valorizar os profissionais vinculados às áreas artísticas e culturais, preservar o patrimônio cultural material e imaterial e fortalecer as formas de circulação de bens culturais na cidade de Pindamonhangaba, de forma participativa.
As inscrições podem ser feitas pelo link https://forms.gle/gQ7WPnTN1jZjHeg6A. Podem se inscrever pessoas jurídicas ou físicas que comprovem sede ou domicílio há mais de dois anos no município de Pindamonhangaba e que tenham como objetivo atividades culturais e de interesse público e social.
Os projetos poderão ser realizados em espaços independentes, em lugares públicos ou em plataformas digitais. O proponente deverá elaborar projetos que tenham uma ou mais áreas em linguagens artísticas como: Artes visuais, Música, Teatro, Circo, Ópera, Dança, Literatura, Cultura popular, Arte digital, Audiovisual, Cultura da infância, Novas mídias e Patrimônio histórico.
A diretora do Departamento de Cultura, Rebeca Guaragna Guedes, diz que é importante financiar e investir em cultura para fortalecer as formas de circulação de cultura na cidade. “O Fundo Municipal de Apoio às Políticas Culturais de Pindamonhangaba é um mecanismo de financiamento público que ajuda as pessoas realizarem projetos de natureza artística e cultural, uma forma de estimular a produção artístico-cultural e de ampliar o acesso aos bens culturais e artísticos, valorizando os profissionais das áreas artísticas”, afirma a diretora.

  • Créditos da imagem: Divulgação