Departamento de Meio Ambiente realiza orientação para início do serviço de poda

Colaborou com o texto: Jennifer Gonçalves
***
O Departamento de Meio Ambiente da Prefeitura realizou, na última segunda-feira (4), um curso voltado para poda e supressão de espécies arbóreas plantadas em área urbana, ministrado pelo funcionário do Departamento Rafael Ribeiro Cavalcante de Souza e pelo o diretor, professor Fred Gama.
O curso foi dividido em duas partes. No período da manhã foram apresentadas aulas teóricas e, no período da tarde, foi realizada a aula prática na praça do bairro Campo Belo. Entre os temas abordados estavam: Estrutura organizacional do DMA; Fluxograma; manejo da poda e supressão: incluindo tipos, formas, equipamentos etc.; além de questões ambientais.
Segundo o diretor, o serviço de poda ficou alguns meses sem acontecer na cidade, pois não foi possível renovar contrato com a empresa que estava atuando, por questões burocráticas. No fim de abril e início de maio deste ano, foi realizado um novo pregão, em que finalmente uma empresa foi contratada e o serviço voltou a ocorrer na cidade.
Devido a esse tempo parado, o serviço funcionará, no momento, com prioridades. “Primeiramente, serão atendidas as árvores que oferecem riscos à população, depois serão as árvores que estão causando danos aos patrimônios da cidade. O terceiro passo será atender as regiões com maior número de solicitações”, explicou o professor Fred.
A equipe do serviço de podas é formada por dois motosserristas, um que cuida dos galhos altos e outro dos baixos; dois ajudantes; um operador de caminhão; um operador de destocador e um encarregado; além de possuir dois caminhões, um com cesto e um menor para os galhos.
“Estamos trabalhando a conscientização, pois no passado não houve um planejamento, as árvores foram plantadas no lugar errado e muitas vezes as espécies erradas. Hoje, elas causam transtornos, quebrando as calçadas, muros, afetando a fiação, dificultando a passagem de transportes altos. Então, nós buscamos fazer essa readequação enquanto fazemos o trabalho de poda”, concluiu.

  • Curso ofereceu teoria e prática sobre a temática