Departamento de Trânsito promove ações para o “Maio Amarelo”

Colaborou com o texto:
Bruna Silva

A Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio do Departamento de Trânsito, em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, está engajada, neste mês, às ações do “Maio Amarelo”.
O movimento internacional nasceu para alertar a sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito. O período é marcado por ações do poder público, instituições privadas e sociedade civil, trazendo discussões sobre a segurança no trânsito. As atividades acontecem em maio, pois em 11 de maio de 2011, a ONU decretou a Década de Ação para Segurança No Trânsito. Deste modo, o mês de maio passou a ser referência mundial para balanço das ações que o mundo inteiro realiza.
Pindamonhangaba faz parte do Movimento Paulista de Segurança no Trânsito (MPST), este projeto foi desenvolvido pelo governo estadual em parceria com a Prefeitura e tem como objetivos: mapear as regiões em que ocorrem acidentes fatais, proporcionar vias mais seguras, gestão de segurança viária, veículos mais seguros e usuários mais conscientes, consequentemente reduzindo pela metade o número de vítimas fatais até 2020. A meta para o município é de reduzir os óbitos de vulneráveis – ciclistas e pedestres – em 10%. Neste viés, foi destinada Pindamonhangaba, no mês passado, pelo Governo do Estado, verba de cerca de 1 milhão de reais para melhorias no trânsito.
Segundo informações do Infosiga SP – sistema do Governo de São Paulo – 94% dos acidentes são causados por comportamentos de risco, como excesso de velocidade, não uso do cinto de segurança, uso de celular e bebida ao volante e travessia em locais proibidos. Por este motivo, o Departamento de Trânsito de Pindamonhangaba preparou ações educativas em pontos conhecidos da cidade.
Na manhã de quinta-feira (17), agentes de trânsito em parceria com Detran-SP distribuíram panfletos e conversaram com motoristas sobre direção segura na praça Monsenhor Marcondes. “O trânsito deve ser seguro para todos em qualquer situação. Temos por objetivo colocarmos em pauta, para a sociedade, o tema trânsito. Estimular a participação da população, nas empresas, governos e entidades. Pindamonhangaba também está engajada neste movimento”, comenta a diretora de Trânsito, Luciana Viana.
De acordo com o Departamento de Trânsito, novas ações educativas do “Maio Amarelo” estão programadas para acontecer na cidade até término deste mês.

  • Agentes de trânsito realizam entrega de panfletos e abordagens aos motoristas