Departamento de Trânsito realiza ação educativa na região leste

Na última sexta-feira (16), de manhã, a Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio do Departamento de Trânsito, realizou uma ação educativa na faixa que interliga os bairros Santa Cecília e Maricá ao supermercado Tenda, com os pedestres que utilizam a via para ir até o trabalho.
O objetivo da ação foi criar uma espécie de “blitz” em que foram distribuídos panfletos informativos para que houvesse a conscientização dos pedestres para o uso da faixa. A atuação do Departamento de Trânsito ressaltou a importância da travessia na faixa, o contato visual com o motorista e a certificação de que o condutor do veículo pôde notar o pedestre.
Segundo a diretora do Departamento de Trânsito, Luciana Viana, antes da implantação da faixa de travessia não havia segurança para os pedestres, pois atravessavam em qualquer ponto da via. Sendo assim, a ação promovida visa que o público usuário tenha compreensão da travessia correta.
De acordo com os agentes de Trânsito que participaram da ação, “aproximadamente 15 pessoas foram abordadas e a maioria afirmou que a implantação da faixa melhora a segurança no local”.
A faixa de pedestres em frente ao supermercado Tenda foi implantada há poucos dias, para beneficiar os moradores dos bairros Santa Cecília, Maricá, Beta, Delta e Cidade Nova, na região leste. Para realizar a implantação da faixa, foi necessário um projeto técnico envolvendo o estreitamento de pista para que os pedestre possam atravessar a via com segurança e em duas etapas.
O pedestre deve ter prioridade na travessia mas também deve certificar-se se o motorista conseguiu visualizá-lo antes de iniciar a travessia. Deixar de dar preferência ao pedestre constitui infração gravíssima, punida com multa no valor de R$ 293,47.

  • Respeitar o pedestre é respeitar a vida. Não dar preferência é infração gravíssima
Desenvolvido por CMC Multimídia
Tamanho da fonte
Modo Contraste