Editorial : Depende de nós

A Tribuna tem publicado, já há algum tempo, informações sobre os serviços e obras de zeladoria em nossa cidade.

Esses serviços de manutenção são constantes, mas raramente destacados na gestão pública das cidades.

Porém, a população dos municípios, principalmente os menores, tem grande dificuldade para acesso aos serviços de infraestrutura básica e de cuidados básicos de manutenção. A escassez de recursos financeiros e a falta de mão de obra qualificada para atender às demandas de empreendimentos do setor são alguns dos fatores determinantes desse cenário.

Em Pinda, esforços da administração pública e parcerias com a iniciatia privada têm ajudado e muito a manter nossa cidade num patamar invejável, se comparada a outros municípios de mesmas dimensões.

Mas para que esse esforço seja validade e para que os serviços de manutenção e zeladoria se concretizem num ambiente mais bonito e seguro, é necessário, antes de tudo, o interesse cidadão, o cultivo dos valores cívicos e democráticos.

Limpeza pública, por exemplo, não é apenas um direito, mas um dever de todos e todas. A cidade é seu cidadão. É imperativo cultivar a cidade, não a devastar. Por isso, a educação para uma cidadania consciente, solidária, que respeita as pessoas, todas as outras pessoas, assim como o patrimônio coletivo, é indispensável.

A cidade não é nossa inimiga, a cidade somos nós mesmos. Manutenção pública é mais que uma burocracia pública, é uma virtude cidadã.