Descobrindo Pinda

A Fazenda Nova Gokula vem, há 45 anos, ressaltando e evidenciando valores de vida simples e uma cultura espiritual baseada nos antigos ensinamentos dos Vedas. A maior comunidade Hare Krishna da América Latina pertence à Sociedade Internacional para a Consciência de Krishna (ISKCON), conhecida como a maior escola de filosofia védica criada no ocidente. Foi fundada em 1966 em Nova Iorque por Swami Prabhupada, que trouxe esta ciência conhecida antes apenas por yogis e santos do oriente.

Além de um estilo de vida que induz à disciplina requerida para o estudo e prática da espiritualidade, a comunidade exibe o maior templo em estilo védico do continente sul-americano, com sua sóbria arquitetura clássica indiana. Foi fundada em 1977 por devotos pioneiros na propagação da filosofia védica no Brasil.

Possui uma imensa área, com aproximadamente 120 hectares, e atualmente cerca de 70 pessoas vivem no local, recebendo mais de 12 mil visitantes por ano. Gokula, cujo nome, em sânscrito, “Go” significa vaca e “Kula” significa casa/morada, significando, então, “Morada das Vacas”, fica situada no bairro Ribeirão Grande, zona rural de Pindamonhangaba, a 25 km do centro da cidade.

A comunidade Nova Gokula faz parte do circuito turístico da Serra da Mantiqueira, no Vale do Paraíba, e ocupa uma área de 119,5 hectares, um privilegiado espaço de terra na APA (Área de Proteção Ambiental) da Mantiqueira, unidade de conservação do governo federal. É um bioma com nascentes de água e vegetação nativa. Desde sua aquisição, já recuperou mais de 50% da vegetação de sua área. É um verdadeiro santuário e patrimônio da diversidade brasileira, qualificando-se para a implantação da ASM-NG (Área de Soltura e Monitoramento de Animais Silvestres de Nova Gokula) – em anexo – homologada pelo IBAMA e SMA-SP (Secretaria de Meio-ambiente de São Paulo).

Atividades realizadas

São realizadas na Nova Gokula, atividades como criação de gado, horta orgânica, vários produtos alimentícios caseiros e existe também no local, uma fábrica de óleos essenciais, a Shivas Índia. Além disso, é um centro de cultura e ecologia, no qual acontecem seminários de estudos teológicos, retiros espirituais, cursos diversos e terapias ayurvédicas. Tudo isso sem contar o banho em rio de águas cristalinas, trilhas para cachoeiras, a grande diversidade de pássaros e animais silvestres, além das paisagens naturais deslumbrantes.

Outro grande atrativo da Nova Gokula é ser o centro de grandes festivais típicos da cultura da Índia, como o “Holi, Festival das Cores” e o “Kirtan Fest”, festival internacional de música devocional. Além de eventos ecléticos de cântico de mantras com a participação de grandes nomes do mantra yoga mundial.

Nos restaurantes e lanchonetes saboreiam-se pizzas, guloseimas e pratos com iguarias do cardápio vegetariano e vegano, como a tradicional coxinha de jaca. As lojas do mini shopping expõem variadas opções de vestuário, artigos, artesanato e decoração.

  • Divulgação A Fazenda Nova Gokula é um centro de grandes festivais típicos da cultura da Índia, como o “Holi, Festival das Cores” e o “Kirtan Fest”,
  • Divulgação
  • Divulgação
  • Divulgação