“Desenvolve Vale” reúne lideranças para estimular crescimento econômico da região

As crises econômicas, com recordes de desemprego e aumento da informalidade, são um dos temas que mais preocupam o país. O Vale do Paraíba, por exemplo, viveu quatro anos de demissões e saldo negativo de empregos, perdendo mais de 40 mil vagas entre 2014 e 2017, com uma recuperação tímida em 2018 (cerca de 3.000 novos postos de trabalho), segundo dados do Ministério do Trabalho.
Com um olhar atento a esse cenário econômico, com foco na geração de empregos e renda, lideranças empresariais com atuação na Região Metropolitana do Vale do Paraíba, a RMVale, lançaram, no mês de julho, uma plataforma para debater e estimular o desenvolvimento sustentável das cidades da região – que é uma das mais importantes do país, estrategicamente localizada no eixo da rodovia Presidente Dutra, entre São Paulo e Rio de Janeiro.
Trata-se do “Desenvolve Vale”, uma organização privada para gerar negócios e valorizar o papel dos setores produtivo, industrial e de serviços no desenvolvimento sustentável das cidades, além de propor projetos e intermediar uma relação efetiva entre o empresariado, os interesses sociais e o poder público – o que vai possibilitar a construção de uma agenda de desenvolvimento sustentável com objetivos factíveis, reunindo diferentes agentes em prol do crescimento das cidades do Vale do Paraíba.
O Desenvolve Vale é formado por um conselho, no qual participam lideranças empresariais com compromisso com os princípios democráticos e a gestão eficiente.
O conselho é presidido pelo fundador do Desenvolve Vale, Kiko Sawaya, especialista em Gestão Pública e idealizador do Movimento Vida.
Crescimento Econômico
Uma das frentes de trabalho do Desenvolve Vale, diretamente relacionada à geração de emprego e renda, é pensar o futuro da Região Metropolitana do Vale do Paraíba.
“Queremos pautar uma discussão sobre o futuro da região e sobre a importância e o espaço dos empresários nesse processo. Qual é o Vale do Paraíba que queremos? Como a região vai crescer, amparada em quais setores? Temos que agir em conjunto e reunir os agentes envolvidos, que são aqueles que pensam as cidades, que geram empregos. Só sairemos dessa crise se todos nos movimentarmos”, afirma Kiko Sawaya.
A partir das primeiras reuniões do Desenvolve Vale, oficialmente lançado no dia 03 de julho, será definida uma agenda com objetivos a curto, médio e longo prazos, nos quais o grupo vai se debruçar, amparado em estudos técnicos de uma equipe com advogados, jornalistas e pesquisadores mantida pelo Desenvolve Vale, para pensar em soluções e ações práticas.

  • O Desenvolve Vale é formado por um conselho presidido por Kiko Sawaya, especialista em Gestão Pública