Editorial : Desenvolvimento e sustentabilidade

Mais uma boa notícia para a economia da cidade: a empresa Novelis finalizou a expansão de sua fábrica de chapas de alumínio, em Pindamonhangaba.

Com esta nova expansão, a unidade atinge a capacidade total de 680 mil toneladas na produção de chapas e 490 mil toneladas em reciclagem por ano.

O investimento foi de R$ 750 milhões e vem ao encontro da missão da organização, que é “reciclar e aumentar o uso de conteúdo reciclado em seus produtos”, formando assim, a base da jornada de sustentabilidade da empresa.

Pindamonhangaba – que é considerada a “Capital Nacional da Reciclagem” – muito tem a ganhar com mais este investimento. Além da questão econômica e do desenvolvimento sustentável, a obra gerou cerca de 2.500 postos de trabalho – em sua maioria – preenchidos por profissionais da região (durante a fase de construção) e, partir dessa expansão, deve gerar mais 90 novas vagas para profissionais tanto da Novelis quanto de empresas parceiras.

A direção da empresa garante que o investimento impactou no aumento da capacidade de produção e também na capacidade de reciclagem e em alternativas para suprimento de água – que juntamente ao novo modal ferroviário –, contribui para o compromisso da empresa com um futuro sustentável.
Estratégias como essas reforçam o modelo de economia circular da organização e também do País.