“Desfile Fashion da Sustentabilidade” marca projeto pedagógico

Alunos da Escola Municipal Professor Moacyr de Almeida promoveram, na última sexta-feira (27), o Desfile Fashion da Sustentabilidade, uma das ações do projeto pedagógico “Quem Ama Educa”, que vem sendo executado desde o início deste ano.
Cerca de 150 estudantes estiveram envolvidos na iniciativa e diversos temas foram trabalhados sobre a sustentabilidade em sala de aula, com discussões, vídeos, leituras e trabalhos de pesquisa.
O “Quem Ama Educa” visa fortalecer a função educativa das famílias e seus vínculos afetivos e esclarecer a importância dos papéis no âmbito familiar. Ele integra a comunidade escolar e conscientiza a todos sobre a importância do trabalho coletivo em prol da aprendizagem dos alunos, estimula a família a acompanhar as tarefas diárias dos alunos, a incentivar a leitura em casa, e também o hábito de uma alimentação saudável em casa como na escola, sensibilizando os responsáveis a terem um olhar diferenciado e atento aos filhos.
Além disso, o projeto também visa uma formação dos pais em relação aos assuntos abordados no projeto, com palestras e reuniões constantes previstas no cronograma do projeto. Os encontros são mensais de pais, gestão escolar, professores e convidados. Nesses encontros, há atividades de interação, palestras com especialistas, como biólogo, pesquisadores, médica do posto da comunidade, e demais parceiros comunitários
O “Desfile da Sustentabilidade” acontece a cada dois anos e, de acordo com a professora Érika Fernanda Cândido, pensando em envolver a comunidade de forma ativa no projeto, as professoras solicitaram às famílias dos alunos para confeccionar roupas feitas a partir de materiais recicláveis e reutilizáveis. “Desta forma, família, aluno e escola se empenharam na organização do desfile, que foi um sucesso”, explicou Érika.
O resultado foi muita criatividade. Trajes feitos com jornal, sacolas plásticas, filtros de café, papelão, CDs etc foram os grandes destaques da tarde festiva.