Editorial : Desinformação também pode matar

O Brasil registrou mais de 23 mil novos casos de Covid-19, nas últimas 24 horas – segundo o Consórcio de Veículos de Imprensa – que leva em consideração os dados informados pelas secretarias Estaduais de Saúde.

Até o fechamento desta edição, o consórcio divulgava um total de 22.522.310 diagnósticos confirmados – só no Brasil – desde o início da pandemia.

A média móvel de casos nos últimos sete dias foi de – 33.146 –; a maior registrada desde 23 de setembro de 2021 – quando a média girava em torno de 34 mil.
Nesse domingo, dia 9 de janeiro, o Brasil atingiu a triste marca de 620 mil mortes pela doença – ainda segundo informações do Consórcio de Veículos de Imprensa.

A situação é grave. A pandemia ainda não acabou. Os cuidados precisam ser seguidos e as ideologias devem ser deixadas de lado. É preciso ouvir a ciência!

O papa Francisco reforçou que “a desinformação ideológica ‘sem base’ sobre as vacinas contra a Covid-19 só pioram a situação”. Ele foi enfático ao afirmar: “Já entendemos que, nos países em que uma campanha eficiente de vacinação aconteceu, o risco de repercussões graves da doença caiu”. Suas declarações de apoio à vacinação ocorreram, nessa segunda-feira (10), durante seu pronunciamento anual ao corpo diplomático credenciado no Vaticano. Entre ‘prós e contras’, as campanhas nacionais de imunização seguem nos quatro cantos do País.

Em Pindamonhangaba, o Centro de Tratamento para Covid-19 do Cidade Nova passou a funcionar 24 horas por dia, visando a ampliar o atendimento de pacientes que apresentam síndromes gripais e de Covid-19.

A unidade também passará a atender a população aos sábados, aos domingos e nos feriados – 24 horas por dia –; o local tem Pronto Atendimento para pacientes com síndrome gripal (Gripário) e atendimento ambulatorial com psicólogo; fisioterapeuta; pneumologista e cardiologista – com profissionais especializados para atender pacientes com sequelas do Covid-19; garantindo um cuidado integral.

Que a consciência – sobretudo a coletiva – possa prevalecer, tendo em vista o mais precioso bem comum: a vida; a integridade física e mental de todos!