Desvendando a Agenda 2030.ODS

Objetivo 2. Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável, uau, chamaria isso de desafio não somente de objetivo.
Alguns dos itens deste objetivo até 2030: acabar com a fome e garantir o acesso de todas as pessoas, em particular os pobres e pessoas em situações vulneráveis, incluindo crianças, a alimentos seguros, nutritivos e suficientes durante todo o ano e acabar com todas as formas de desnutrição, e atender às necessidades nutricionais dos adolescentes, mulheres grávidas e lactantes e pessoas idosas. Ainda ao de dobrar a produtividade agrícola e a renda dos pequenos produtores de alimentos, particularmente das mulheres, povos indígenas, agricultores familiares, pastores e pescadores, inclusive por meio de acesso seguro e igual à terra, outros recursos produtivos e insumos, conhecimento, serviços financeiros, mercados e oportunidades de agregação de valor e de emprego não agrícola, entre outros itens.
Entenderam agora por que desafio? Ótimo e a gente com isso tudo, não sou agricultor, não tenho nada com isso. Todos temos tudo com isso e com os outros objetivos, não tente se enganar, se escolhemos viver em sociedade, temos que nos envolver com todas as questões que fazem esta mesma sociedade ficar de pé ou tentar ficar ao menos.
Nós pessoas físicas podemos nos aliar a organizações ou movimentos que trabalham com esta linha, mais facilmente de facilitar o acesso a alimentação saudável e segura para crianças, mulheres gravidas e pessoas idosas. Podemos também incentivar o consumo de hortaliças, compradas diretamente dos pequenos agricultores, muitos deles produzem de forma natural os chamados alimentos orgânicos e muitos de nós pagamos preços absurdos nos supermercados pela etiqueta de orgânico, enquanto a compra no pequeno produtor,que sai sem etiqueta, mas com preço justo, muitas vezes menores do que os não orgânicos na feira. Devemos e podemos valorizar os povos indígenas, que sofrem violência e abandono por falta de compreensão de seu papel e sua história.
A tão propagada e anunciada há décadas, reforma agrária, que sempre começa, mas com o passar dos dias vai caindo no esquecimento, é papel da nossa classe política e é nosso papel cobrar isso deles, ou melhor lembra-los de seus compromissos quando das campanhas.
Não tem muito jeito a coisa roda, roda e roda e cai na mão do povo, ou seja, nós, portanto não queira se justificar que isso é coisa do governo, ou dos políticos, começa com nossa ação e se replica a partir dela. Aproveite e replique este texto por ai, para que mais pessoas saibam o que é a Agenda 2030.