Detentos ajudarão na pintura de escola da cidade

Detentos da Penitenciária 1, de Tremembé, irão ajudar na pintura da Escola Estadual Prof. Ivone Nogueira de Azevedo, no bairro Beta, em Pindamonhangaba.
De acordo com a SAP (Secretaria de Administração Penitenciária), os presos receberam qualificação por meio de um curso.
O projeto Via Rápida Expresso, do Governo do Estado de São Paulo, oferece curso de pintura a reeducandos do regime semiaberto, que realizam as aulas práticas em escolas públicas. Em julho, 67 escolas da rede pública ganham um novo visual. A tarefa é realizada por 1.720 reeducandos do regime semiaberto.
Em todo o Vale do Paraíba, cerca de 100 reeducandos participam do programa. Além de Pinda, estão inclusas escolas estaduais nas cidades de São José dos Campos, Tremembé e Potim.
A ação é uma parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado, a Secretaria de Educação e a SAP. Iniciada no ano passado, profissionalizou 1.550 presos e contemplou 48 escolas em todo o Estado, segundo a SAP.
Os cursos possuem dois módulos, divididos em 25/horas de aulas teóricas e 75/horas de práticas. As cidades foram escolhidas de acordo com a demanda da região. Na rede estadual, sempre nos meses que antecedem a volta às aulas, a SEE organiza atividades práticas de manutenção e de limpeza nos prédios.