Detonação em túnel marca nova etapa da duplicação da Tamoios

Foi realizada, na manhã de segunda-feira (28), a primeira detonação de grande porte do Túnel 1 da nova pista do trecho de serra da rodovia dos Tamoios (SP-099). Com 2.850 metros de extensão e duas faixas de rolamento, esse túnel será o primeiro do novo trecho, considerando o sentido São José dos Campos – Caraguatatuba.
O emboque onde foi realizada a detonação fica nas proximidades do futuro km 65,5 do novo segmento. Até então, só haviam sido realizadas pequenas detonações para o início dos trabalhos de escavação. Superada essa etapa, a intervenção realizada agora tem o objetivo de agilizar o avanço da escavação da obra.
Principal intervenção do contrato de concessão, a duplicação da Tamoios no trecho de serra está com 21,43% de obras realizadas. Dos 21,6 quilômetros de pistas – entre o km 60,4 e o km 82 -, cerca de 12,6 quilômetros são referentes a túneis da obra, o maior deles com 5,5 quilômetros, o mais extenso do Brasil. A duplicação prevê, ainda, a instalação de viadutos (aproximadamente 2,3 quilômetros) e uma ponte. No ano, está prevista a entrega dos primeiros quatro quilômetros de duplicação, entre o km 60,4 e o km 64,4.
A operação da nova pista será no sentido litoral-planalto, mas haverá possibilidade de inverter o tráfego se houver demanda que justifique essa medida – como ocorre, por exemplo, nos feriados prolongados. O novo segmento terá rampas menos inclinadas do que o atual trecho de serra, um traçado menos sinuoso e curvas mais seguras. Até sua conclusão, a obra vai gerar 2.500 empregos diretos.
A conclusão total da obra está prevista para 2020, e a previsão é de que trafeguem por dia, no novo trecho, cerca de 35 mil veículos.

  • A previsão de entrega da obra é 2020. Novo trecho deve receber 35 mil veículos