Detonação para escavar túnel na Nova Tamoios é acionada

A detonação para abrir o segundo túnel mais extenso da Nova Tamoios Contornos foi realizada na última sexta-feira (13). O governador Geraldo Alckmin acionou o dispositivo de detonação que permitirá o encontro das escavações do Túnel 301, que terá 2,27 quilômetros.
Considerado um dos grandes desafios da Nova Tamoios Contornos, principalmente em razão das características de relevo e da dificuldade de acesso ao emboque Sul, o Túnel 301 está localizado num segmento de encosta bastante íngreme, sob o Parque Estadual da Serra do Mar. Ele fará a ligação dos emboques e conectará os bairros da Enseada, na Costa Norte, ao São Francisco, na região central de São Sebastião.
As equipes de engenharia mantiveram os avanços da escavação apenas num sentido (de norte a sul) em aproximadamente 98% da obra. Normalmente, o trabalho é realizado a partir das duas extremidades até se encontrarem em algum ponto no interior do maciço. A medida foi adotada em razão das dificuldades para se construir um caminho de serviço por onde as equipes pudessem chegar até a extremidade sul do túnel e para diminuir o fluxo de veículos pesados em ruas residenciais do bairro de São Francisco, em São Sebastião.
O empreendimento integra um pacote de investimentos do Governo do Estado voltados ao desenvolvimento da economia e do turismo do litoral norte paulista, e criará uma nova alternativa para o acesso a Caraguatatuba e São Sebastião.

  • Local é considerado um dos grandes desafios da Nova Tamoios