Detran e Centro Paula Souza assinam convênio para ações de educação no trânsito

O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP) e o Centro Paula Souza (CPS) assinaram na última sexta-feira (17), um acordo de cooperação para o desenvolvimento de ações conjuntas na área de educação no trânsito. Estiveram presentes o secretário de Planejamento e Gestão do Estado de São Paulo, Marcos Monteiro, o diretor-presidente do Detran.SP, Maxwell Vieira, a diretora-superintendente do CPS, Laura Laganá, entre outros representantes da equipe técnica das duas instituições.
O convênio prevê ações que vão desde o treinamento de professores para tratar do tema em salas de aula das Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais até a promoção de desafios de programação com alunos em busca de soluções para a segurança no trânsito, passando pela realização de fóruns e seminários.
Segundo levantamento do Infosiga SP, sistema do Governo de São Paulo que reúne dados sobre acidentes de trânsito no Estado, 94 % das ocorrências com mortes são causadas por falhas humanas, como beber e dirigir. Desde 2015, o Movimento Paulista de Segurança no Trânsito, integrado pelo Detran.SP e outros órgãos do Governo, atua para diminuir as mortes no trânsito do Estado. A meta é reduzir os índices à metade até 2020.
A educação para o trânsito é um dos principais focos do Detran.SP, que realiza campanhas e projetos de forma permanente. “Trânsito é um assunto muito sério. Precisamos que todas as pessoas se conscientizem disso”, pontuou o diretor-presidente do Detran.SP. “Vamos colher bons frutos com a inclusão desse assunto no currículo das escolas.”
Laura Laganá lembrou que a mobilidade e a segurança no trânsito já são preocupações da instituição, que tem alguns projetos em curso nesse sentido. “Essa parceria é muito importante para reforçar essas ações”, afirmou.

  • O diretor-presidente do Detran.SP, Maxwell Vieira, o secretário de Planejamento e Gestão, Marcos Monteiro, e a diretora-superintendente do CPS, Laura Laganá, assinam o convênio