Detran traz dicas de educação no trânsito na semana do motorista e do motociclista

Nesta semana, todo o Brasil celebra os dias do motorista (25) e do motociclista (27). O Estado de São Paulo concentra o maior número de motoristas e frota do país. São 22,7 milhões de pessoas habilitadas e quase 28 milhões de veículos registrados (1/3 da frota do Brasil) nos 645 municípios do estado.
Com esse cenário, o trânsito acaba sendo espaço de grande convivência. E se o trânsito é formado por condutores, ciclistas e pedestres, é sempre bom relembrar que o comportamento responsável e o respeito às normas de trânsito e ao outro fazem a diferença no dia a dia de todos.
Manter a atenção, ser gentil e adotar uma postura prudente podem evitar conflitos com outros motoristas e contribuir para um trânsito mais seguro, reduzindo o número de acidentes e mortes. Mais de 40 mil vidas são perdidas no trânsito por ano em todo o Brasil e 7 mil no Estado de São Paulo (fonte: DATASUS).
“As datas são propícias para reforçar a importância do uso consciente dos veículos, priorizando sempre a vida. O Detran.SP tem ampliado suas ações voltadas à segurança no trânsito, com participação em comitês de discussão, promoção de campanhas educativas e fomento à pesquisa”, ressalta Neiva Aparecida Doretto, diretora-vice-presidente do Detran.SP.