Detran vai leiloar centenas de veículos apreendidos na região

Nesta semana, o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP) vai leiloar diversos carros e motocicletas apreendidos nas cidades da região, por infrações de trânsito.
Na quinta-feira (12), serão leiloados 546 carros e motocicletas apreendidos em Aparecida e Cruzeiro. Do total, 96 veículos serão vendidos com direito a documentação (isto é, eles podem voltar a circular).
O leilão será presencial, no Espaço Bela Vista, localizado na avenida Dr. Mario Galvão, 161, Bela Vista em São José dos Campos e online no site do leiloeiro responsável (www.euamoleilao.com.br). O leilão de Aparecida terá início às 10 horas e o de Cruzeiro às 13 horas.
Os interessados podem ver os veículos na quarta-feira (11), das 8 às 17 horas. Os veículos de Aparecida estão no Pátio de Recolhimento Remotran, localizado na Estrada Vale do Sol, 380, Pedro Leme em Roseira, e os de Cruzeiro no Pátio Auto Socorro Valente, na avenida Dr. Adriano Marrey Junior, 563, Santa Luzia em Cruzeiro.
Já na sexta-feira (13), o órgão vai leiloar 231 carros e motocicletas apreendidos em Jacareí. Do total, 53 veículos serão vendidos com direito a documentação.
O leilão será presencial a partir das 10 horas, também em São José dos Campos, no mesmo endereço. Os interessados podem ver os veículos na quarta (11) e quinta-feira (12), das 8 às 17 horas, no pátio Auto Socorro Siqueira – Estrada do Limoeiro, 305, Parque Meia Lua em Jacareí.
Também na sexta-feira, no mesmo local, haverá o leilão de 188 veículos apreendidos em Campos do Jordão. Do total, 37 veículos serão vendidos com direito a documentação.
O leilão terá início às 13 horas. Os interessados podem ver os veículos até quinta-feira (12), das 8 às 17 horas, e no dia do leilão, das 8 às 12h45, no Pátio Orlando e Thiago, localizado na avenida Ministro Nelson Hungria, 13, Bairro Joaquim Alves em Campos do Jordão.
Os leilões são realizados conforme a legislação federal. O veículo apreendido por infração às leis de trânsito, como, por exemplo, falta de licenciamento, pode ir a leilão caso não seja reclamado por seu proprietário em até 60 dias, exceto os que têm pendência judicial, de acordo com a Lei Federal 13.160, de 2015.
O Detran.SP é responsável apenas por veículos apreendidos pela Polícia Militar, em perímetro urbano, por infrações que competem ao Estado fiscalizar, como racha, manobra perigosa, falta de licenciamento, veículo sem placa ou com a placa ilegível.
O órgão tem feito sistematicamente leilões em todo o Estado: em 2015, foram arrematados 103 mil veículos de todos os tipos. O valor arrecadado é destinado aos custos do leilão e à quitação dos débitos, como serviços de remoção, estadia, tributos e multas.
Pessoas físicas podem adquirir apenas veículos com direito a documentação. O pagamento deve ser feito à vista. Após o arremate, os débitos ficam quitados e é necessário emitir novo documento para o veículo.

Imagens: Divulgação