Dia D de vacinação nacional contra gripe será neste sábado

As pessoas do grupo prioritário que ainda não se vacinaram contra a influenza, poderão participar do Dia D de vacinação, neste sábado (13), que será realizado em 11 postos de saúde pela cidade e na praça Monsenhor Marcondes.
O público alvo da campanha inclui crianças de 6 meses a menores de 5 anos, gestantes em qualquer idade gestacional, mulheres no período de 45 dias após o parto, trabalhadores da área de saúde dos serviços públicos e privados, pessoas com 60 anos ou mais, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais independentemente da idade, população privada de liberdade e do sistema prisional, e professores de escolas públicas e privadas que estão em sala de aula.
A vacinação contra influenza está sendo realizada desde o início do mês, em todo o país e, neste ano, por determinação do Ministério da Saúde, está sendo fracionada por grupos. Mas no Dia D, pessoas de todos os grupos poderão ser imunizadas.
De acordo com o diretor do Departamento de Proteção aos Riscos e Agravos à Saúde da Prefeitura, Rafael Lamana, até o momento Pindamonhangaba vacinou cerca de 15 mil pessoas, faltando ainda mais de 14 mil para serem imunizadas. O que chama a atenção é a baixa procura dos grupos de crianças e de gestantes, que está muito abaixo da meta. Por exemplo, o grupo de crianças conta com pouco mais de 2.600 imunizações, quando a meta é de 9.661 crianças a serem vacinadas.
Após o Dia D, a vacinação prossegue até o dia 26 de maio, em 25 locais na cidade.
Para ser imunizado, é indispensável levar documento pessoal e cartão de vacinação. As pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis (comorbidades) devem apresentar a prescrição médica. As puérperas devem levar também a certidão de nascimento da criança ou cartão da gestante. Professores e trabalhadores da Saúde devem apresentar documento que comprove o vínculo com a categoria profissional (contracheque, crachá, etc).

Locais de Vacinação :
Das 7 às 12 horas
Praça Monsenhor Marcondes
Das 8 às 17 horas
Ciaf (antigo PA Unimed)
ESF Nova Esperança
UBS Crispim
ESF Cisas
ESF Cidade Nova
ESF Feital
UBS Vila São Benedito
ESF Castolira
ESF Campinas
ESF Araretama III

Imagens: Divulgação
  • Idosos são vacinados em estação de metrô em Brasília, durante o dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra Gripe de 2014 que começou na última terça-feira (22) vai até 9 de maio (Marcelo Camargo/Agência Brasil)