“Dia da Árvore”, data envolve a participação de um pindamonhangabense

No Brasil, o primeiro evento em homenagem às árvores aconteceu na tarde do dia 7 de junho de 1902, no pavilhão da Câmara Municipal de Araras-SP. Segundo ficou registrado na ata da inauguração solene daquela “Festa das Árvores”, a data comemorativa foi criada por força de leis municipais da mencionada cidade paulista “com o fim de promover pelo exemplo a plantação e conservação de árvores, agindo como meio de propaganda por este culto necessário”.
A sublime ação em favor do meio ambiente ainda no início do século passado, teve à frente o pindamonhangabense Dr. João Pedro Cardoso quando, na função de engenheiro do Distrito Agrícola de Araras sendo o idealizador da sublime homenagem. Considerado o ‘Patrono das Árvores’, esse filho da ‘Princesa do Norte’ cumpriu seu objetivo de atuante defensor do meio ambiente e a natureza, representada pelas árvores, passou a ter seu dia de veneração. O evento “Festa das Árvores” começou a ser celebrado em outros municípios até surgir o “Dia da Árvore”, em 21 de setembro, data nacionalmente comemorada.
Para José Lelis Nogueira, da Academia Pindamonhangabense de Letras, “ao idealizar essa festa, João Pedro Cardoso intencionava perpetuar a ideia de um evento nacional anual, a exemplo do “Arbor Day” americano, realizado pela primeira vez em 10 de abril de 1872, no estado de Nebraska, por iniciativa de Julius Sterling Morton”. Como no Brasil a primavera começa em 21 de setembro, ficou essa data consagrada como sendo o nosso “Arbor Day”, o nosso “Dia da Árvore”.
Fato curioso relacionado a essa comemoração, diz respeito à diversidade climática do País de acordo com suas regiões. Sobre isso, Lelis lembra que “no Norte e Nordeste do País, setembro coincide com uma época de seca caracterizada por acentuada queda da umidade relativa do ar e do índice pluviométrico, tornando o período impróprio para o plantio de árvores”.
“Foi por conta disso – relembra Lelis – que o presidente Castelo Branco sancionou, em 24 de fevereiro de 1965, o decreto-lei instituindo a ‘Festa Anual da Árvore’ para todo o Norte e Nordeste com comemoração no mês de março, quando as condições climáticas e fisiogeográficas são favoráveis”.
Pela vontade do escritor e advogado, Dr. Francisco Piorino Filho, João Pedro Cardoso teria sido homenageado também em selo expedido pelos Correios e Telégrafos. A ideia de Piorino era propagar o feito do ilustre pindamonhangabense por intermédio do lançamento de um selo comemorativo ao centenário da “1ª Festa da Árvore! do Brasil – 1902/2002. Em nome da Academia Pindamonhangabense de Letras, entidade a qual era presidente em 2002, Piorino chegou até a elaborar o tal selo. A iniciativa já havia sido acatada e apoiada pelos prefeitos e presidentes da Câmara de Vereadores de Pinda e de Araras. Infelizmente, a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, através de sua Comissão Filatélica indeferiu o pedido de emissão do selo.
Em ‘O Grande Amigo das Árvores’ – João Pedro Cardoso, lançado em 2009 (Gráfica e Editora São Benedito – Pindamonhangaba-SP), Piorino, presta homenagem a este filho de Pindamonhangaba com importante obra na qual narra os feitos de João Pedro Cardoso, incluindo a “1ª Festa das Árvores do Brasil”.