“Dia do Diabetes” tem ação na praça Monsenhor Marcondes

Colaborou com o texto: Bruna Silva
***
A Secretaria de Saúde de Pindamonhangaba promoveu, na última quarta-feira (14), ação de prevenção contra o diabetes, na praça Monsenhor Marcondes. Durante três dias, a Secretaria esteve em diferentes pontos da cidade fazendo atuações para prevenir a incidência da doença.
Na segunda-feira (12), equipes das instituições parceiras estiveram junto à Secretaria de Saúde, no prédio da Prefeitura, e realizaram: constatação de IMC (índice de massa corpórea), orientação nutricional e aferição de pressão. Na terça-feira (13), os grupos estiveram no Recinto São Vito, em Moreira César. E na quarta-feira (14), toda a população pôde participar da ação de prevenção à doença que esteve na praça Monsenhor Marcondes.
As atividades da “Campanha contra o Diabetes” em Pindamonhangaba contaram com o apoio da Etec João Gomes de Araújo, Colégio Tableau, Labortatório Oswaldo Cruz, podóloga Isabel Lerusca. Segundo a Secretaria de Saúde, as ações estão em fase de avaliação para ser encaminhadas para o Anad/Fenad, para unir as informações municipais ao contexto nacional, integrando futuras ações estratégicas de controle e prevenção ao diabetes, além de possibilitar referências e tratamento adequado aos pacientes da Atenção Básica ou Especializado da Rede SUS (Sistema Único de Saúde).
De acordo com a Secretaria de Saúde, mais de mil pessoas receberam atendimento durante os dias de ação da campanha. As atividades se encerrarão na próxima segunda-feira (26), com o encontro de pessoas que possuem diabetes tipo 1, às 18 horas, no auditório do Senac.

  • Equipes de saúde atenderam moradores na véspera de feriado