Dia do Meio Ambiente tem palestras e premiação para alunos da Funvic

A Funvic – Faculdade de Pindamonhangaba – organizou na segunda-feira (6), uma programação especial em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no domingo (5).
Foram realizadas duas palestras para alunos dos cursos de Administração, Enfermagem, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Produção, Farmácia, Fisioterapia e Nutrição.
Com o tema “Meio Ambiente e Sustentabilidade”, as palestras foram ministradas pelo pesquisador científico do Instituto Florestal, José Luiz de Carvalho, que demonstrou a atual situação da degradação da Mata Atlântica através de vídeos e imagens, desde as primeiras expedições ao Brasil.
Segundo ele, no início o país era rico em vegetação, mas a colonização, o desenvolvimento econômico, vinda dos cultivos de café e açúcar, novas culturas, chegada das indústrias entre outros fatores, influenciaram negativamente, mudando de forma drástica o cenário natural e, em 1973, a cobertura vegetal do país era de apenas 8,3%. “A partir daí a nação acordou para a realidade e iniciou ações para mudar este quadro, pois se os recursos naturais forem extintos, o planeta pode acabar”. “Nos dias atuais, a população está mais consciente, cuidando melhor deste bem tão precioso, mas isso não pode parar, é preciso ter equidade social, conservação ambiental e eficiência para desenvolvermos bons projetos de sustentabilidade em proteção à natureza e garantir um mundo melhor para as futuras gerações”.
Para isso, é necessária uma ação conjunta de desenvolvimento, já que são culturas diferentes em cada parte do Brasil. De acordo com José Luís, “Pindamonhangaba é um exemplo de conservação ambiental, com quase 20% de cobertura vegetal, atingindo assim a meta da ONU”. “Além disso, a cidade é reconhecida nacionalmente pela reciclagem de materiais de vários tipos, não apenas vindos do município, mas também de várias partes do país”, comentou.
O presidente da faculdade, Luís Otávio Palhari, abriu o evento e explanou a realidade do Brasil desde proteção ambiental, total de analfabetos no país e a questão da miséria que precisa ser erradicada, e frisou para a necessidade de uma sociedade mais justa e próspera. “Esta consciência precisa ser aplicada dia a dia e é um privilégio aos alunos poderem conhecer as metas da Agenda da ONU”. “É preciso ter uma mudança de cultura para melhorar a situação do país”.

Certificação e premiação
O ponto alto do evento foi a certificação e premiação dos melhores trabalhos realizados pelos estudantes no ano de 2015, e que tiveram como foco a proteção ao meio ambiente e uso responsável dos recursos naturais, principalmente a água, já que no ano passado o país ficou em alerta com a constante redução dos níveis dos reservatórios nacionais, e consequentemente, problemas ocasionados e dificuldades enfrentadas por todos.
Foram três trabalhos premiados, sendo que o terceiro e segundo lugares, receberam certificação, e o primeiro lugar, além do certificado, os alunos ganharam R$ 500, que foi dividido entre cada um dos envolvidos com o projeto.
Maria Izabel dos Santos, do curso de Fisioterapia, integrante do grupo 1º colocado, falou em nome de todos. “A consciência dos cuidados que devemos ter com o meio ambiente faz a diferença e é um incentivo para outros colegas. Nossa ideia é levar o projeto para além da faculdade”.
Segundo Luís Otávio Palhari, “a faculdade desenvolve este projeto de conscientização dos alunos há três anos, oferecendo uma educação ambiental e mostrando que uma nova política de sustentabilidade deve ser trabalhada para ajudar o planeta”, finalizou

Imagens: Divulgação
  • Presidente da faculdade com alunos que conquistaram o primeiro lugar