“Dia do Voluntariado”: Faz bem fazer o bem

De acordo com as Nações Unidas, “voluntário é a pessoa que, devido a seu interesse e ao seu espírito cívico, dedica parte do seu tempo, sem remuneração alguma, a diversos formatos de atividades – organizadas ou não –, de bem-estar social ou em outros campos de atuação”.
Segundo o IBGE, em 2017, cerca de 7,4 milhões de pessoas realizaram trabalhos voluntários no País, doando seu tempo e suas habilidades para ajudar o próximo.
Nesta terça-feira, 28 de agosto, celebramos no Brasil o “Dia Nacional do Voluntariado”. Se você tem vontade de ajudar o próximo, de contribuir para melhorar as diversas situações de vulnerabilidade e de risco social, esta pode ser uma boa data para você começar a colocar em prática esse desejo.
“Fazer a diferença na vida de outras pessoas por meio do nosso trabalho é recompensador. Ao mesmo tempo em que estamos ali doando, também estamos recebendo muito mais em troca”, afirma Adriana Bernardo, que realiza serviços voluntários em Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes).
Em todas as cidades, asilos, creches, lares e instituições filantrópicas necessitam de pessoas dispostas a realizarem tarefas, levar oficinas gratuitas ou até mesmo, ouvir e dar atenção aos seus atendidos. Muitas dessas organizações dependem exclusivamente do trabalho voluntário. Pense nisso. Seja um voluntário!