“Dia Internacional da Dança” ganha comemoração especial na cidade

Colaborou com o texto:
Dayane Gomes

O encerramento do “IV Mova-se Cultural” celebrará a data comemorativa com apresentações coreográficas de companhias da região, aula aberta de samba-rock e um espetáculo do grupo “Fragmento Urbano” de São Paulo. O último dia da quarta edição do evento será no domingo (29), no Shopping Pátio Pinda e a programação terá início às 15 horas.
O “Dia Internacional da Dança” é festejado em 29 de abril. Em Pindamonhangaba, anualmente, o Ateliê Cênico de Dança desenvolve atividades dedicadas ao dia da modalidade artística. Em 2018, a agitação final começará às 15 horas com um flash mob de samba-rock, um tipo de dança inventado por frequentadores dos bailes paulistas no final da década de 1950 e começo da década de 1960. O gênero mescla movimentos do Rrockabilly com o gingado brasileiro do samba.
Logo depois, às 15h30, a festividade no Shopping Pátio Pinda abrangerá exibições de turmas artísticas do Vale do Paraíba, entre elas: uma companhia de Guaratinguetá e a pindense “Cia. Cênica de Dança Mônica Alvarenga”.
“Desde 2015 realizamos o evento com o intuito de comemorar a dança, porque no nosso país ainda não se tem uma grande celebração dedicada a isso”, afirmou Mônica Alvarenga, idealizadora e organizadora do “Mova-se Cultural”.
A partir das 17 horas, a atração principal do dia mostrará o espetáculo “Encruzilhada”. O grupo “Fragmento Urbano” é formado por jovens da periferia da Zona Leste de São Paulo e trabalha com as danças urbanas, em especial, o hip hop. O processo criativo de desenvolvimento da obra envolveu uma pesquisa realizada em nove estados do norte e do nordeste do Brasil. Inclusive, o “Encruzilhada” foi premiado com o Troféu APCA Dança da Associação Paulista de Críticos de Arte na categoria “Grupo Revelação de 2016”.
Ao longo do mês de abril, o “IV Mova-se Cultural” realizou oficinas gratuitas de balé clássico, jazz dance e dança contemporânea no Espaço Cultural do Shopping Pátio Pinda. Além disso, a abertura do cronograma do evento incluiu a montagem “Gala Mova-Se Cultural” e, na noite do último domingo (22), a “Cia. Cênica de Dança Mônica Alvarenga” levou uma apresentação ao projeto “Emcena Brasil”.

  • Durante o mês de abril, aulas gratuitas de dança aconteceram no Shopping Pátio Pinda