Dia Mundial da Saúde é comemorado com ações preventivas à depressão

Nesta sexta-feira (7), Pindamonhangaba comemora o Dia Mundial da Saúde, com ações na praça Monsenhor Marcondes, no Cisas (Moreira César), no Ciaf (Centro Integrado de Assistência à Família) e no CEM (Centro de Especialidades Médicas). A organização do evento é da Secretaria de Saúde da Prefeitura.
O tema escolhido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para as comemorações deste ano é a Depressão, mal que afeta pessoas de todas as idades, de toda as esferas da cidade, em todos os países.
De acordo com a diretora de Atenção Básica da Secretaria de Saúde, Vanélle Priscila de Camilo, a depressão é uma doença mental que provoca angústia e tem impacto na capacidade de as pessoas realizarem até mesmo tarefas diárias mais simples, com consequências, às vezes, devastadoras para o relacionamento com a família e amigos e a capacidade de ganhar a vida. Na pior das hipóteses, a depressão pode levar ao suicídio.
Dados da OMS mostram que, atualmente, a depressão é a segunda principal causa de morte entre os 15 e os 29 anos de idade, em todo o mundo.
“Mas a depressão pode ser prevenida e tratada. Uma melhor compreensão do que é a depressão ajudará a reduzir o estigma associado, e levar a que mais pessoas procurem ajuda”, explicou a diretora.
Na praça, das 8 às 16 horas, serão realizadas aferição de pressão arterial, exame de glicemia capilar e, em conjunto com a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de Pindamonhangaba (Semelp), cálculo de IMC (Índice de Massa Corpórea) e orientações sobre atividades físicas.
O Cpic (Centro de Práticas Integrativas e Complementares) estará na praça e também realizará ações em sua unidade, na avenida Albuquerque Lins, visando a alimentação saudável.
Formação para
profissionais
Além das ações com a população, a Secretaria de Saúde da Prefeitura está organizando, para o Dia Mundial da Saúde, um treinamento para médicos e enfermeiras da rede. O Coaching Motivacional Técnicas e Habilidades Comportamentais será ministrado pelo comunicador e conferencista Narciso Machado, também nesta sexta-feira , para um público de 50 pessoas. O objetivo da iniciativa é motivar, desenvolver talentos, despertando a criatividade, iniciativa e liderança. Essa formação para a equipe vai refletir em um melhor atendimento ao público.

Imagens: Divulgação
  • Narciso Machado fala sobre motivação profissional