Editorial : “Dia Mundial da Saúde” e o heróis do cotidiano

Celebrado em 7 de abril, o “Dia Mundial da Saúde” foi comemorado ou lembrado em todo o mundo. Na verdade, talvez este ano tenha sido muito marcante tanto para os profissionais da Saúde quanto por quem depende dos sistemas de saúde – sejam eles públicos ou privados.

Isso porque a pandemia da Covid-19 trouxe à tona algumas realidades (que talvez já soubéssemos, mas que pouco abordávamos no dia a dia) que são as diferenças na qualidade de vida e no acesso aos serviços de saúde ligadas às desigualdades sociais: posição, status e condições de cada um.

Todas essas questões interferem diretamente na vida das pessoas, em virtude dos locais em que elas nascem, crescem, vivem e trabalham – isto é, quanto menor a condição financeira de uma pessoa, mais exposta aos riscos de contaminação e a locais de aglomerações como ônibus e metrôs ela estará, por exemplo.

Mas, independentemente desses questionamentos e dessas diferenças que, sim, temos que ter em mente o tempo todo, os últimos meses têm sido de muito aprendizado e respeito aos profissionais da chamada “linha de frente no enfrentamento ao vírus”. Não apenas os que atuam diretamente na área da Saúde, mas todos os profissionais que não “puderam escolher ficar em casa”. Alguns até pagaram com a própria vida.

A estes e a todos os profissionais que se dedicaram e seguem se dedicando a salvar vidas e a minimizar os impactos dessa pandemia, nosso agradecimento, nosso respeito e nossas preces. Vocês são de fato heróis do cotidiano!